Notícias
Fim de Semana com Inovação e Ciência no MAST
Neste fim de semana é tempo de conhecer muitas curiosidades sobre o Universo com as atividades oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). As atrações deste sábado (1) e domingo (2) são voltadas para que crianças, jovens e adultos aproveitem um ambiente de interação, exploração e conhecimento.
A partir das 14h, o Museu abre as suas portas para o público mergulhar nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do Centro de Visitantes. Com as imagens projetadas em um ambiente virtual, o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da Astronomia e do próprio MAST com efeitos visuais e sonoros no ambiente que simula uma jornada pelo Universo. E para quem quer ver de perto alguns fragmentos que vieram diretamente do Espaço, a exposição Ressurgindo das Cinzas apresenta uma coleção de meteoritos recuperados do incêndio do Paço de São Cristóvão, em setembro de 2018. A mostra exibe 39 peças do acervo do Museu Nacional, sendo 37 meteoritos metálicos e rochosos, uma adaga feita de ferro meteorítico e um totem que conta a história do famoso meteorito Bendegó.
Às 15h30 tem a Visita Orientada, que traz para esta edição o tema Pegando onda no interior da Terra. Ao longo da atração, o público vai conhecer o que há nas entranhas do nosso planeta e entender um pouco sobre Sismologia, ramo da geofísica responsável por estudar terremotos e abalos de terra. É uma oportunidade divertida para ver de perto os instrumentos científicos históricos responsáveis por analisar e acompanhar a superfície do nosso planeta, que se move e muda constantemente.
E mais uma novidade que o MAST apresenta ao seus visitantes é a atividade Identificação do Céu Virtual. A partir das 17h, o público vai conhecer detalhes sobre o solstício de verão, as estações do ano, estrelas e constelações de diferentes meses, por meio de interação com a projeção do software Stellarium. Com a ajuda dos mediadores do Museu e por meio de um aplicativo de telefone celular, será possível analisar o céu noturno projetado, identificar corpos celestes e descobrir mais sobre a natureza de diversos astros, planetas e satélites.
No domingo, além das exposições, os visitantes vão poder curtir a tarde no Planetário Inflável Digital. Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.