Notícias
Fim de Semana no Museu de Astronomia
Reaberto desde outubro para receber os visitantes, presencialmente, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) elaborou uma programação especial para o público curtir este sábado (12) e domingo (13) e conhecer o seu arborizado campus de 44 mil metros quadrados. Vale lembrar que, para acessar o MAST, é preciso seguir o protocolo de segurança sanitária e respeitar as medidas básicas que visam à preservação da saúde, tanto dos visitantes quanto de sua equipe.
A partir das 14h, o Museu abre suas portas e o visitante já encontra, logo à primeira vista, o meteorito Santa Luzia de Goiás, com aproximadamente duas toneladas, em frente à fachada principal do MAST. É possível tocar e tirar fotos ao lado deste que é o segundo maior objeto espacial encontrado no Brasil! Ele faz parte da exposição Ressurgindo das Cinzas, fruto da parceria entre MAST e Museu Nacional, que reúne meteoritos recuperados do incêndio do Palácio de São Cristóvão, em setembro de 2018. A mostra exibe 39 peças, sendo 37 objetos metálicos e rochosos oriundos do espaço sideral, uma adaga feita de ferro meteorítico e um grande painel que conta a história do famoso meteorito Bendegó e que, curiosamente, escapou das chamas que consumiram o Museu Nacional.
No sábado (12), a partir das 15h30, é hora de apreciar as produções do Science Film Festival, maior festival internacional de filmes de ciências do mundo. Integrante do evento – realizado pelo Goethe-Institut e o Midiativa / ComKids – pelo segundo ano consecutivo, o MAST vai exibir filmes que abordam questões científicas de maneira divertida, aos sábados, até 19 de dezembro. A edição deste ano tem como tema Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Nesse sábado haverá programa triplo com três curtas-metragens legendados e voltados para a faixa etária entre 9 e 16 anos, totalizando meia hora de sessão. O primeiro deles será O show com o rato - A Super Bateria de Armazenamento, produção alemã que aborda a geração de energia elétrica por meio de um parque solar. Mas, se sol não brilhar como será que a energia ainda pode ser fornecida? Em seguida, será exibida outra produção alemã que mostra como os jovens estão encarando as mudanças climáticas com o filme Nove e meio - Repórter: sextas-feiras para o futuro. E fechando a tarde, o curta-metragem americano Mulheres na ciência: Anne Virkki e Eliana Nossa retrata o trabalho de duas pesquisadoras na área de ciência e tecnologia. O filme traz os estudos feitos no Observatório de Arecibo, em Porto Rico, sobre o universo em constante mudança, a tecnologia e os dados, a investigação sobre asteróides e sua ameaça à humanidade.
Já no domingo (13), além das exposições, o MAST oferece uma das atividades que mais faz sucesso com a criançada: o Planetário Digital. Também readequado aos procedimentos de segurança sanitária, a atividade foi adaptada para fora da cúpula e exibir as belezas celestes no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão. Serão projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. A sessão vai acontecer às 16h e será conduzida por mediadores do MAST, que irão falar sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.