Notícias
Fim de Semana de Cultura e Arte no MAST
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma variada programação para toda família curtir o sábado (30) e domingo (1) com atividades culturais e muita ciência. O Museu abre suas portas às 14h para o público mergulhar nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do novo Centro de Visitantes. Com as imagens projetadas em um ambiente virtual, o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da Astronomia com efeitos visuais e sonoros no ambiente que simula uma jornada pelo Universo.
É uma ótima oportunidade para conhecer a recém inaugurada exposição Ressurgindo das Cinzas, fruto da parceria entre MAST e Museu Nacional (UFRJ), que reúne meteoritos recuperados do incêndio do Palácio de São Cristóvão, em setembro do ano passado. A mostra exibirá 39 peças do acervo do Museu Nacional, sendo 37 meteoritos metálicos e rochosos, uma adaga feita de ferro meteorítico e um totem que conta a história do famoso meteorito Bendegó e que, curiosamente, escapou das chamas que consumiram o Museu Nacional.
A partir das 16h, tem Visita Orientada para quem quiser explorar o Sistema Solar em Escala de maneira divertida. Os mediadores do MAST vão percorrer o Campus para desvendar algumas curiosidades sobre os planetas e mostrar o motivo de a Terra ser o único lugar que pode abrigar vida como a nossa. No mesmo horário, tem Ciclo de Palestras Mirim, trazendo a equipe do Instituto Federal Fluminense de Macaé para falar sobre inclusão, diversidade e propostas alternativas para o desenvolvimento. Será apresentado o projeto Periódico Virtual Discente de Humanidades, uma iniciativa desenvolvida no Instituto Carmela Dutra, de Madureira, para dar voz aos alunos no tratamento assuntos cotidianos com critérios profissionais de jornalismo. Os estudantes vão compartilhar com o público suas experiências de aprendizado de Matemática com um enfoque étnico que resgata as contribuições históricas dos povos africanos no desenvolvimento desta disciplina.
E para encerrar a fantástica Mostra de Filmes Científicos - 250 Anos de Humboldt, a mesa-redonda Alexander von Humboldt e o Meio Ambiente Hoje, às 16h, traz um debate com especialistas para abordar a contribuição do grande naturalista alemão e pai da geografia moderna, no que se refere problemas atuais relacionados a meio ambiente e desenvolvimento. O encontro conta com a participação de Willi Bolle, professor titular de Literatura Alemã na USP, e de Liszt Vieira, professor de Sociologia da PUC Rio e ex-presidente do Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico, mediação da pesquisadora Priscila Faulhaber, da Coordenação de História da Ciência e Tecnologia do MAST.
Já no fim do dia, às 17h30, acontece uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu. Para orientar os visitantes, nossos astrônomos e mediadores realizam a breve palestra chamada Céu do Mês para apresentar ao público o que está visível para a observação. Logo após, todos são convidados a contemplar o céu por meio por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.
No domingo, além das exposições, os visitantes vão poder curtir a tarde no Planetário Inflável Digital. Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.