Notícias
MAST celebra aniversário com atrações dedicadas às mulheres
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) completou 34 anos de existência e quem ganha o presente é o público! Neste sábado (16) e domingo (17), a programação é repleta de atividades gratuitas para os visitantes celebrarem esta data especial e desvendarem diversas curiosidades sobre o Universo. É uma oportunidade para conhecer as exposições em destaque e também o Campus, onde se encontram as cúpulas e lunetas que foram utilizadas por gerações de cientistas para estudar o céu.
A partir das 14h, os visitantes podem conhecer as exposições permanentes do MAST. Entre os destaques está a mostra Faz Tempo, que conta de maneira criativa e interativa, como o tema está presente, não somente nas diferentes áreas do conhecimento, mas também na literatura, na música e na poesia. Instalada em dois pavilhões do Campus do MAST - o da Luneta Equatorial 21 e o do Circulo Meridiano de Gautier - tem entre as curiosidades surpreendentes um ‘extraterrestre’ de verdade: um meteorito que é mais antigo do que a própria Terra. Um verdadeiro testemunho do tempo!
No sábado (16), às 15h, o público vai poder participar da Observação do Sol e conhecer as estruturas do astro-rei, como manchas solares, protuberâncias e filamentos, por meio dos projetores e telescópios especiais. Às 15h30, o Cine Ciência traz o tema Elas Fazem Ciência!, abordando como as mulheres foram protagonistas na construção do pensamento científico e importantes para o desenvolvimento e o avanço da ciência e da sociedade. Serão exibidos curtas-metragens que destacam a presença feminina nas ciências, suas conquistas e a forma como cada uma delas superou alguns paradigmas para entrarem na história. A atração conta ainda com um debate com a astrônoma do MAST, Patrícia Spinelli, a física e pesquisadora do Observatório Nacional, Josina Nascimento, e a escritora e professora de física do CEFET, Elika Takimoto.
No fim da tarde, acontece o tradicional Programa de Observação do Céu, no qual é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia, por meio de uma luneta construída no início do século XX e de telescópios modernos. É uma chance de conhecer melhor os astros e as configurações celestes.
Outra atração é o Planetário Inflável Digital, com sessões às 15h e 17h, onde o público vai poder ver as projeções do céu, observando e entendendo os movimentos celestes e também conhecer as constelações mitológicas. Neste fim de semana, Astrônomos farão a mediação nestas sessões, em que será possível entender o movimento aparente das estrelas, o Cruzeiro do Sul e a sua utilização para localizar os pontos cardeais terrestres. O Planetário também será destaque no domingo (17), dando a oportunidade para o visitante conhecer as principais características do sistema solar, com temas como ecologia, exploração espacial e vida em outros planetas.