Notícias
Um domingo de descobertas no MAST
Quem quer descobrir as maravilhas do Universo e saber algumas curiosidades sobre os astros e estrelas que compõem o nosso céu, não pode perder a programação deste domingo (4) do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). As atividades gratuitas são voltadas para crianças, jovens e adultos curtirem momentos de lazer e conhecimento em ambiente de interação e experimentação.
Excepcionalmente neste sábado, o MAST estará fechado devido à manutenção preventiva da Light nas subestações e transformadores da rede elétrica no bairro de São Cristóvão. Entretanto, a partir das 14h do domingo, as portas do museu estarão abertas para o público iniciar sua jornada de conhecimento no Centro de Visitantes, um espaço interativo e acolhedor que exibe história da astronomia. Logo depois, a dica é seguir para a exposição O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS para fazer uma imersão na história do fenômeno por meio de um conteúdo interativo que permite ao visitante vivenciar experiências sensoriais surpreendentes. São projeções de imagens e animações que unem história e tecnologia, incluindo a simulação audiovisual do momento em que Lua começou a sobrepor-se ao Sol naquele dia 29 de maio de 1919.
Também é uma ótima oportunidade para conhecer as exposições recém-inauguradas que celebram os 50 anos da chegada do homem na Lua! Uma das mais prestigiadas artistas visuais do país, a criadora carioca Anna Bella Geiger apresenta a mostra individual Uma Visão Lunar, com 10 serigrafias históricas da série batizada de Fase Lunar, desenvolvidas com base em fotografias cedidas pela NASA em 1970 e que tem exemplares em coleções internacionais como a Fondation Cartier pour L'Art Contemporain, de Paris. As obras da artista exibem técnica mista e estão expostas no belo Pavilhão do Círculo Meridiano de Gaultier, no Campus do MAST.
Outra mostra que comemora o cinquentenário da iniciativa da NASA que levou o homem até o satélite da Terra é a mostra Lua Nova: 50 Anos de Uma Jornada Lunar, com variados trabalhos criados pelos jovens designers do Departamento de Artes & Design PUC-Rio nas áreas de Projeto de Produto, Comunicação Visual, Mídia Digital e Moda, com trajes e acessórios inspirados pelo tema. Os trabalhos contam um pouco da história da corrida espacial e instigam a reflexão sobre o papel da ciência, da tecnologia e da sociedade na construção de nosso futuro.
E quem quer descobrir algumas curiosidades sobre o Universo não pode deixar de participar do Planetário Inflável Digital! Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.