Notícias
Fim de Semana de Outro Mundo no MAST
A boa pedida para aproveitar o fim de semana com crianças, jovens e adultos é conhecer muitas curiosidades sobre o Universo com as atividades oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). As atrações grátis programadas para sábado (27) e domingo (28) são voltadas grupos de amigos e famílias curtirem momentos de lazer fora da rotina e em ambiente de interação e experimentação.
A sugestão é chegar logo após a abertura do MAST, às 14h, e conhecer as exposições do Prédio Sede, com destaque para a mostra As Estações do Ano: Terra em Movimento Exposição. Com foco na astronomia básica, a exposição aborda temas como os ciclos das estações do ano e fases da Lua por meio de aparatos interativos 3D, vídeos e painéis, além de contar com uma bela cenografia de céu.
No sábado, partir das 15h, é hora de conhecer sistemas planetários fora do nosso sistema solar! O Ciclo de Palestras traz o tema Exoplanetas: decifrando novos mundos distantes, com debate do Doutor em Astronomia, Rodrigo Carlos Boufleur, que vai contar uma breve história das descobertas dos planetas extra-solares. O especialista vai mostrar como eles são detectados e o que é sabido sobre seus tamanhos e propriedades físicas. É uma oportunidade para o público descobrir se esses sistemas planetários são parecidos com o nosso Sistema Solar e se há evidências de vida nesses mundos distantes. No fim da tarde, acontece o Programa de Observação do Céu, que por meio de uma luneta construída no início do século XX, é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia.
Domingo também é dia de visitar o MAST e de conferir exposições como a Visões da Luz, uma mostra interativa que aborda várias temáticas relacionadas à luz por meio de painéis com textos, fotografias e esquemas, instrumentos científicos do acervo do Museu, maquetes, objetos, registros fotográficos de determinados momentos históricos da Astronomia e alguns aparatos interativos. A partir das 15h, o público vai poder participar do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Nas sessões conduzidas por mediadores do MAST, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.