Notícias
Fim de Semana no Museu de Astronomia
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) é o lugar ideal para quem adora contemplar o céu. E neste fim de semana, que tal saber um pouco mais sobre as estrelas, apreciá-las e conhecer uma história mitológica a respeito delas? Pois o público que visitar o MAST neste sábado (29) e domingo (30) vai poder participar de atividades que exploram as maravilhas do nosso Universo e buscam despertar o interesse da população para o estudo da Astronomia. Tudo inteiramente grátis.
No sábado, a partir das 16h, o grupo Contando Mitos vai utilizar a linguagem do teatro para falar das diferentes visões no mundo acerca dos fenômenos da natureza. Para esta edição, eles vão apresentar a peça O Auto do Boi Estrela, inspirada no texto em cordel, que fala sobre um céu repleto de estrelas muito brilhantes, formando constelações que permeiam o imaginário mítico de tantas e tantas culturas. A esquete teatral aborda a brilhante estrela vermelha no coração do Escorpião, que forma uma figura no céu cravada como um sinal do destino na testa de um boi. Venha desvendar esse mito!
No final da tarde, é hora de admirar as constelações no céu de primavera com o Programa de Observação do Céu. A atividade começa às 17h30, e traz a mini-palestra "Céu do Mês", na qual o público tem a oportunidade de descobrir o que está visível no céu do Rio de Janeiro e saber um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes. A seguir, todos são convidados a observar o céu através da centenária Luneta Equatorial e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura. O POC é conduzido por astrônomos e mediadores do Museu.
Já no domingo, que tal iniciar a sua tarde visitando as exposições no MAST? A partir das 14h, o público pode conhecer, por exemplo, a mostra As Estações do Ano, com foco na astronomia básica, que aborda temas como os ciclos das estações do ano e fases da Lua por meio de aparatos interativos 3D, multimídias, vídeos, painéis, além de contar com uma bela cenografia de céu. Ao longo de toda a tarde, a historiadora Heloisa Gesteira, coordenadora do setor de História da Ciência e Tecnologia do MAST, vai recepcionar o público e contar algumas curiosidades sobre o Museu. Além de apresentar o acervo e o Campus de uma forma bem divertida, ela vai contar, por exemplo, como alguns instrumentos científicos da coleção foram fundamentais para se conseguir coletar dados astronômicos. A historiadora vai mostrar como os objetos permitiam medir as alturas dos astros como os astrolábios, quadrantes, e a bússola; e eram utilizados para confeccionar cartas náuticas como compassos e réguas. A partir das 15h, é hora de garantir o seu lugar em uma das sessões do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Nas sessões conduzidas por mediadores do MAST, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.