Notícias
Pré evento dos 100 anos do Eclipse de Sobral
A cidade de Sobral, no Ceará, viveu em 29 de maio de 1919 um de seus mais simbólicos dias: o eclipse solar total. O fenômeno, observado por três expedições científicas, e uma delas, a britânica,coletou os dados que levaram à comprovação da Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein. Dando início às comemorações pelo centenário da comprovação de uma das mais revolucionárias teorias científicas do século XX, o Museu de Astronomia e Ciências Afins vai realizar dois dias de palestras de pré evento dos Eclipse de Sobral – 100 Anos, que integra as comemorações do Ano Brasil - Reino Unido de Ciência e Inovação 2018/2019.
No dia 19 de outubro , às 14h, o Dr. Richard Dunn, curador sênior de História da Ciência dos Royal Museums Greenwich, apresenta a palestra Too busy changing plates: The Traves and Trials of Astronomers and Instruments for the 1919 Eclipse. O historiador vai contar sobre como o Brasil ocupou um papel de protagonismo na realização dos experimentos, na medida em que a comprovação da Teoria resultou da análise das fotografias astronômicas obtidas durante o eclipse por duas expedições inglesas enviadas.
No dia seguinte, também às 14h, a Mesa Redonda Teoria da relatividade: Sua comprovação, impacto no Brasil e em Portugal traz um debate com Ana Simões, historiadora presidente da Sociedade Européia de História da Ciência, Paulo Crawford, físico português, e mais uma vez Dr. Richard Dunn. A discussão, orientada ao público geral, vai abordar como a expedição de Eddington ao Príncipe permite evidenciar e discutir aspectos centrais do conhecimento científico e das suas interações com a sociedade. Também será evidenciada a a importância das convicções religiosas, contrastando o impacto da expedição face às outras previsões de Einstein e o seu impacto em Portugal.
As duas palestras vão acontecer no Auditório do Observatório Nacional. O evento faz parte da programação da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia , que acontece de 16 e 21 de outubro de 2018 no Campus que pertence ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e ao Observatório Nacional (ON).
Este pré-evento tem como objetivo discutir os múltiplos aspectos dessa grande efeméride científica bem como sensibilizar o público brasileiro sobre o rico acervo existente no Campus. No ano que vem, MAST e ON vão realizar uma exposição para celebrar o centenário da comprovação da Teoria da Relatividade Geral.
Sobre o Eclipse de Sobral
No dia 29 de maio de 1919, o eclipse total do Sol em Sobral entrou para a história da ciência por ajudar a comprovar a Teoria da Relatividade geral, publicada quatro anos antes pelo físico alemão Albert Einstein (1879-1955). Brasil e o Reino Unido ocuparam papéis de protagonismo na realização dos experimentos, na medida em que a comprovação da Teoria resultou da análise das fotografias astronômicas obtidas durante o eclipse por duas expedições britânicas enviadas, respectivamente, para a cidade de Sobral no Ceará, e para a Roça Sundy, na Ilha do Príncipe, ambas sob a coordenação de Sir Frank Dyson e Arthur Eddington.
Conforme afirmou este último na apresentação da experiência à comunidade científica britânica, “os resultados obtidos em Sobral confirmam-no [o valor previsto pela Teoria da Relatividade] definitivamente; os da Ilha do Príncipe confirmam-no com alguma incerteza”. Dentro do Ano Brasil Reino Unido de Ciência e Inovação, este evento vem celebrar este emblemático momento, símbolo dos fantásticos resultados que a pesquisa conjunta entre os dois países pode atingir.
Os brasileiros também foram protagonistas durante o eclipse ao enviarem uma expedição própria a Sobral, organizada pelo Observatório Nacional sob a coordenação de seu diretor, Henrique Morize. O objetivo dessa expedição era obter fotografias e estudar a coroa Solar, visível unicamente durante os eclipses totais do Sol – um desafio na época, com os meios tecnológicos disponíveis. As fotografias originais obtidas pela equipe brasileira, assim como toda a documentação gerada a esse respeito e alguns instrumentos levados a Sobral estão depositados no MAST e ON.