Notícias
Fim de Semana no MAST com diversão e ciências
Uma boa opção de programa fora da rotina do fim de semana é conferir as atrações oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). São várias atividades gratuitas para crianças, jovens e adultos curtirem as tardes de sábado (24) e domingo (25) com bastante entretenimento e cultura, que incluem observação do céu, planetário inflável, visita orientada e oficina de construção de brinquedos.
Para aproveitar bem essa experiência, a recomendação é chegar logo após a abertura dos portões, às 14h, e começar visitando as exposições do MAST, com destaque para as doze belíssimas gravuras inspiradas em mapas antigos da mostra Anna Bella Geiger - Local da Ação. Estas obras de arte expostas têm relação com pesquisas realizadas no MAST sobre cartografias e também com o acervo da exposição permanente Olhar o Céu, Medir a Terra, com mapas e instrumentos científicos que representam a contribuição da ciência para a configuração territorial do Brasil.
Às 15h começa a Visita Orientada desse sábado, que traz o tema Pegando Onda no Interior da Terra. Nesta ação, os mediadores do MAST falarão sobre a intensa atividade que ocorre nas profundezas do nosso planeta e também a respeito da área da ciência que a estuda especialmente os terremotos, a Sismologia. Os visitantes serão conduzidos a uma metafórica viagem ao centro da Terra para saber como ela funciona por dentro e vão conhecer as histórias que os instrumentos antigos do Observatório Nacional têm para nos contar. Os pequenos vão ficar sabendo que todos os dias a superfície do planeta se move e muda um pouco. Em alguns lugares esse movimento é sentido com mais intensidade, na forma de terremotos.
Já às 16h, começa a oficina Faça Você Mesmo com o tema Mancala: o jogo de tabuleiro mais antigo do mundo. Nesta atividade, o visitante vai aprender a construir este brinquedo, cuja origem aconteceu há cerca de 7 mil anos, na África, quando era conhecido como o jogo das sementes ou da semeadura. Trata-se de um jogo de tabuleiro que alude ao trabalho dos agricultores: o ciclo de cultivo de solos, semeadura, colheita e armazenamento. Espalhados por todo o continente africano, e, mais recentemente, por todo o mundo, estes jogos ficaram conhecidos pelo nome da família Mancala, que o disseminou pelo continente africano.
E depois dessa oficina, que tal ver mais de perto o astro-rei? Com o Programa de Observação do Sol, os visitantes vão poder analisá-lo de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. Já no fim da tarde, acontece a Programa de Observação do Céu, que por meio de uma luneta construída no início do século XX, é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia. Em caso de chuva ou de tempo nublado, estas atividades serão suspensas.
SERVIÇO
FIM DE SEMANA NO MAST
Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel: 3514-5299 e 3514-5229
SÁBADO 24/11
Funcionamento do Museu: das 14h às 20h
Visita Orientada - 15h - 'Pegando Onda no Interior da Terra' (serão distribuídas 50 senhas a partir das 14h30)
Faça Você Mesmo - 16h - 'Mancala: o jogo de tabuleiro mais antigo do mundo' (serão distribuídas 30 senhas a partir de 15h30)
Observação do Sol - das 15h às 17h
Observação do Céu - das 17h30 às 20h
DOMINGO 25/11
Funcionamento do Museu: das 14h às 18h
Visita às exposições internas do Museu de Astronomia
Planetário inflável - 15h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)