Notícias
Mulheres na historiografia das ciências
Para confirmar e divulgar a contribuição das mulheres na produção do conhecimento científico e técnico ao longo da história, a Transversal, Revista Internacional para a Historiografia da Ciência, abriu espaço de divulgação de material produzido sobre as Mulheres na Ciências. A publicação é dedicada às questões sobre a estruturação da história, integrando o estudo delas impactaram na história tradicional dos valores e abordagens científicas.
Para esta edição, a revista conta com a participação de Moema Vergara, pesquisadora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e Andrea Reichenberger, do Centro de História da Mulher, Filósofas e Cientistas, na Universidade de Paderborn. Alemanha. As duas vão ser as responsáveis pelo recebimento das propostas abstratas, que devem ser enviadas, em inglês, para os emails moema@mast.br e andrea.reichenberger@uni-paderborn.de até o dia 30 de junho de 2018.
O resumo deve conter discussões orientadas para o problema e reflexões sobre métodos e modelos para integrar as mulheres na historiografia das ciências, além de uma análise geral da historiografia produzida por elas na ciência.
Detalhes para envio dos artigos:
Proposta abstrata (até 30 de junho): Revisada por pares, contendo duas páginas com: Título, Nome, Afiliação, Email, Palavras-chave + lista de referências.
Divulgação dos trabalhos aceitos: 30 de julho de 2018 Envio completo do artigos: 30 de janeiro de 2019 Publicação: junho de 2019
Todos os trabalhos submetidos, que atendam aos critérios de originalidade e qualidade, serão revisados para a publicação. Para obter mais detalhes, acesse: Transversal: International Journal for the Historiography of Science
Sobre a Transversal
Publicação que promove pesquisa acadêmica na historiografia da ciência e narra sua história e crítica. O assunto é divulgado de forma ampla para incluir a análise da historiografia da ciência produzida pela história da ciência, filosofia da ciência, educação científica e disciplinas afins. Concentrando sua análise nas diferentes implicações históricas, sociais e epistemológicas da ciência, a historiografia da ciência é um conhecimento transversal em relação à produção da ciência, por isso o nome desta revista. Seu propósito é debater aspectos históricos, teóricos, conceituais e metodológicos dos diferentes temas, e divulgar trabalhos e autores presentes nesta tradição, bem como as novas abordagens na recente historiografia da ciência.