Notícias
Em busca da equidade de gênero na ciência
Ao longo dos anos, apesar da imposição de papéis de gênero em uma sociedade conservadora, as mulheres foram protagonistas na construção do pensamento científico e importantes para o desenvolvimento e o avanço da ciência. Porém, hoje em dia ainda é preciso quebrar paradigmas para compreender os motivos da pouca participação das mulheres nas áreas de exatas. Para isso, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realiza nos dias 21 e 22 de agosto o evento Promoting Gender Equity in Science , com uma série de atividades relacionadas à temática de Mulheres na Ciência. A iniciativa é uma parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Rede InterAmericana de Academias de Ciências (IANAS) e o Escritório Regional para a América Latina e Caribe da Academia Mundial de Ciências (TWAS-Lacrep).
Para promover uma experiência de imersão na ciência, o MAST vai realizar a atividade Meninas na Ciência: Aventura no Museu , ação que proporciona a 20 meninas do Colégio Olavo Bilac um verdadeiro mergulho nas atividades desenvolvidas na instituição. Primeiro, as estudantes vão aprender um pouco da história por meio de um tour no Bairro Imperial de São Cristóvão, conhecendo o Campus que o Museu divide com o Observatório Nacional (ON), um importante complexo arquitetônico para a astronomia brasileira do século XX. Ela vão percorrer os 42 mil m², conhecendo os pavilhões das lunetas equatoriais, exemplos típicos da arquitetura e engenharia para a astronomia.
As meninas vão participar ainda de várias atividades, como o Programa de Observação do Céu, uma das atrações de maior sucesso na instituição. Após admirar o cosmos, as estudantes vão conhecer o prédio histórico através do jogo Mistério no Museu, dormir no MAST e, ao amanhecer, tomar um café da manhã antes de continuarem a aventura. Além de ver de perto o astro rei no Programa de Observação do Sol, elas também vão participar de três oficinas: linguagem computacional, circuitos elétricos em materiais recicláveis e robótica. Serão dois dias repletos de atrações que buscam mostrar a importância das ciências e também a engajar as estudantes na área, fomentando o interesse das meninas pelo tema.
Desde 2015, o MAST incentiva às estudantes a se apropriarem dos conhecimentos científicos por meio do projeto Dia das Meninas . A iniciativa, que integra o calendário oficial de eventos promovidos pela Coordenação de Educação em Ciências do MAST, é uma ação de divulgação que incentiva estudantes a se apropriarem dos conhecimentos científicos, e influencia no poder de decisão pessoal de cada participante, levando as meninas a se sentirem empoderadas para lidar com assuntos de ciência, e ajuda a formar jovens em astronomia e outras áreas. O Dia das Meninas é coordenado pela astrônoma Patrícia Spinelli, que vai apresentar os detalhes do projeto no Simpósio Meninas na Ciência, dia 21, no auditório do ON. O encontro faz parte da programação do evento e traz experiências de jovens cientistas de 14 países das Américas, apresentando suas perspectivas sobre as barreiras de gênero e se/como estas influenciaram suas carreiras.
Clique AQUI e confira a programação do evento.