Notícias
Uma tarde de sábado para contemplar o céu
Quem visitar o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), neste sábado (21/04), vai poder admirar e desvendar alguns mistérios do nosso céu. Atividades divertidas e temáticas foram desenvolvidas para que o público de todas as idades aprenda e se divirta com o universo da ciência e tecnologia. Tudo inteiramente gratuito.
A partir das 15h, o Planetário Inflável Digital vai proporcionar aos espectadores a oportunidade de observar o céu com nitidez, faça chuva ou faça sol. Esta edição será especial, pois marca a despedida do planetarista Harrison Barboza, formado no MAST, e que participou ativamente das apresentações do planetário tanto no Museu, quanto nas escolas e instituições pelo Brasil. São 30 senhas disponíveis para cada sessão, e a distribuição será feita na recepção do Museu, a partir das 14h30. Ao final da atividade, às 17h, um bate-papo reunirá os planetaristas Carlos Henrique da Silva (MAST) e Loloano Silva (Museu da Vida).
E você já parou para pensar o que significa voar? A oficina ASTROmania vai falar sobre os animais e objetos que cruzam os céus com o tema: Voa ou não voa? Ao final do encontro, serão lançados foguetes para o alto e o público vai poder entender se eles realmente estão voando ou apenas atravessando o céu. As senhas para esta atividade começam a ser distribuídas às 15h30, e serão 35 no total.
Claro que o nosso astro-rei não vai ficar de fora dos olhares atentos do público. Na Observação do Sol, os visitantes poderão observar a estrela central do sistema solar de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos.
As atividades são inteiramente gratuitas. O MAST está localizado na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro.