Notícias
Anelise Pacheco toma posse como diretora do MAST
A Dra. Anelise Pacheco assumiu na última quinta-feira (19/04), o cargo de diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). A cerimônia de posse reuniu representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), além de membros do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), entre demais autoridades. O evento também marcou a recondução de João Carlos Costa dos Anjos à direção do ON.
O Diretor de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do MCTIC, Dr. Gustavo Zarif Frayha , e o Secretário-Executivo Adjunto, Dr. Alfonso Orlandi Neto , compuseram a mesa da solenidade ao lado dos diretores do MAST e do ON. Eles mencionaram as dificuldades orçamentárias sofridas pelo Ministério, mas garantiram colaboração para desenvolvimento dos institutos. "País nenhum do mundo pode ir adiante se não tiver a Ciência, Tecnologia e a Inovação como prioridades dentro das suas linhas de atuação. É ponto de honra, nós do MCTIC, fazermos com que nenhuma das unidades de pesquisa seja fechada ou passe por mais dificuldade do que já têm passado", analisou Gustavo Fraya.
O Dr. Alfonso Orlandi Neto afirmou que o legado que essa gestão deixa no Ministério é de resgatar a relação com os institutos. "O trabalho é de reaproximação, pois vocês é que fazem a Ciência, Tecnologia e Inovação com todo amor e a gente realmente precisa apoiá-los. O Ministério é o representante em Brasília das instituições e luta por suas necessidades. Esse ano nós estamos comprometidos com a recuperação do orçamento das instituições", declarou o Secretário-Executivo Adjunto do MCTIC.
O Diretor do ON, João dos Anjos, agradeceu a presença de todos na cerimônia e ressaltou que segue entusiasmado no comando da instituição: "O novo mandato é um grande desafio, não quero fazer mais do mesmo. A preocupação maior da direção será dar continuidade aos projetos em andamento, mas também viabilizar nossos projetos", assegurou.
Em seu discurso de posse, Anelise Pacheco fez questão de ressaltar que vai enfrentar com determinação as adversidades do momento atual, e exercer o mandato com coragem e paixão. A nova diretora do MAST também falou dos principais desafios à frente da instituição: "É preciso dar mais visibilidade ao Museu, promover uma maior diversidade de atividades e, com isso, aumentar a escala de público. A ideia é criar uma agenda atrativa e, nesses quatro anos tornar o MAST um museu conhecido e reconhecido", destacou Anelise.
A cerimônia foi realizada no Auditório do Observatório Nacional, e ao final do evento todos foram convidados para um coquetel na Biblioteca Henrique Morize, situada no Campus ON/MAST. O Museu de Astronomia e Ciências Afins e o Observatório Nacional dividem o mesmo conjunto arquitetônico e paisagístico desde 1985. O MAST nasceu do Observatório Nacional e guarda o importante acervo histórico do ON.