Notícias
MAST homenageia o dia da consciência negra
O dia da consciência negra foi celebrado na última segunda-feira (20), mas o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) estende as comemorações por essa data tão importante, que é dedicada à reflexão sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira. As atividades gratuitas terão início às 15hs, com oficinas e atrações promovendo interatividade aos participantes.
A atividade Que Som é Esse? abre a programação do sábado explorando os conceitos de ondas sonoras e propagação de sons em meios materiais e instrumentos musicais. Com participação especial do grupo Afoxé Filhos de Gandhi, de filosofia voltada para paz e união entre os povos, a atividade vai oferecer muito ritmo e alegria ao público presente.
Em seguida, entra em ação a oficina Faça você mesmo - Construa a sua pipa. Uma prática antiga em nosso país é a de soltar pipa. Comum no Quilombo dos Palmares para anunciar a aproximação de algum perigo, esse traço cultural tornou-se um dos lazeres prediletos nas periferias e favelas cariocas. Ficou interessado pela história e quer saber ainda mais sobre essa ligação? Enriqueça seus conhecimentos participando da oficina e aprenda a construir uma bela pipa.
A ciência também encontra seu espaço na capoeira. O que ela pode nos ensinar sobre essa expressão cultural brasileira, que mistura esporte e arte musical? A atividade Capoeira no MAST vai contar com praticantes desta arte marcial brasileira, caracterizada por movimentos ágeis e complexos, que teve origem com os fugitivos da escravidão, utilizando a vegetação rasteira para fugirem do encalço dos capitães do mato.
Para fechar o sábado de atividades no MAST, já com a chegada da noite carioca, será realizada a Observação do céu , com término às 20hs. Através de uma luneta, construída no início do século XX, o público poderá observar as estrelas, os planetas e alguns outros fenômenos estudados pela astronomia.