Notícias
Sala de Leitura tem novo objeto a ser desvendado
No mês passado, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) inaugurou a sua Sala de Leitura de Objetos, um espaço criado para estimular a reflexão com a exibição de um objeto do acervo do Museu, sem textos ou demais informações que possam contextualizá-lo. O público foi instigado a contemplar e realizar sua própria análise em torno de um instrumento científico da área de astronomia. Pois o enigmático objeto foi revelado na última edição do Mast Colloquia: um Círculo Meridiano Portátil.
Produzido na França por Jean Brunner, no século XIX, o Círculo Meridiano Portátil tinha como função medir a distância zenital de estrelas, a fim de determinar a latitude ou hora local. Um fator interessante sobre este objeto é o seu caráter histórico, pois há notícias da introdução dos círculos meridianos portáteis no Brasil a partir de 1870. O instrumento teria servido à Comissão de Limites entre Brasil e Argentina, formada no final do século XIX e continuou os trabalhos de levantamento das fronteiras nos primeiros anos do século XX. Atualmente o Círculo Meridiano Portátil se encontra na reserva técnica visitável do MAST.
Que tal visitar a Sala de Leitura de Objetos do MAST e trazer suas impressões e análises sobre um novo objeto? A única dica é que, nesta edição, essa peça é um instrumento de Geofísica. Venha analisar esta peça, traga sua curiosidade, responda às perguntas propostas com base na sua própria leitura! Suas respostas podem vir a ajudar o MAST em suas pesquisas sobre o seu acervo museológico. Vamos revelar que instrumento de geofísica é esse, na próxima edição do Mast Colloquia. Saiba mais aqui