Notícias
MAST forma primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Preservação
Na última segunda-feira, 13 de fevereiro, Jandira Flaeschen e Márcia Pinheiro tornaram-se as primeiras alunas a se formar no Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (PPACT/MAST). Elas fazem parte da Turma de 2015, que inaugurou o curso. Outros seis estudantes completam o grupo e farão a defesa da dissertação até o fim de março.
"O MAST é pioneiro e ainda único instituto no Brasil a oferecer um Mestrado Profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia. Por isso, estamos super orgulhosos em formar a primeira turma. São profissionais que chegam preparados ao mercado e podem contribuir muito para o desenvolvimento da área ", afirma Maria Celina Mello e Silva, coordenadora do curso.
Orientada pelo professor Antonio Carlos Augusto da Costa, Jandira se apresentou pela manhã e foi a primeira aluna formada no curso. Ela defendeu a dissertação "Qualidade do ar, condições ambientais e microbiodeterioração: relações e interferências na preservação da coleção Miscellanea Curiosa de Medicina Científica". À tarde, foi a vez de Márcia Pinheiro, orientada por Marcus Granato. O tema da dissertação foi "Conservação-Restauração da Luneta nº10783 de Bamberg - Acervo MAST ".
O PPACT é destinado a profissionais portadores de diploma de licenciatura plena ou bacharelado de qualquer área de formação que desejam obter qualificação para atuar no planejamento, gestão, execução e avaliação de atividades e projetos relacionados à preservação de acervos de C&T. O curso tem duração de oito meses e as aulas acontecem nas dependências do MAST.
Legenda: Jandira Flaeschen durante defesa de dissertação. Ela foi a primeira aluna formada pelo Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos