Notícias
Atividades interativas e muita diversão no MAST
Projeção de imagens que simulam o céu, visitas orientadas às exposições e mini-cursos são algumas das atividades deste sábado, 19 de agosto, oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). As atrações são gratuitas e voltadas para toda a família, pois incluem atividades interativas e provocam o público a desenvolver curiosidade pela ciência.
Um dos grandes destaques da programação é o retorno do Planetário Inflável Digital, onde os espectadores vão poder ver as projeções do céu, observando e entendendo os movimentos celestes, e conhecendo as constelações mitológicas. A atração, que faz muito sucesso entre crianças, jovens e adultos, exibe o vídeo As oito maravilhas da Via Láctea, com uma série de imagens projetadas simulando o céu noturno, os movimentos aparente das estrelas. É uma oportunidade para se conhecer as principais características do sistema solar, levantando temas como ecologia, exploração espacial e vida em outros planetas.
Outra atividade em destaque é a oficina AstroMania, que traz como tema a Terra. Além de saber um pouco mais sobre o nosso planeta, os participantes vão aprender a construir um modelo de sistema solar. Será possível entender os motivos pelo quais os nossos vizinhos Vênus e Marte não são bons lugares para habitarmos, e se há a possibilidade do ser humano colonizar outros planetas em nosso sistema solar. A oficina destaca também as condições necessárias à existência de vida, comparando a Terra aos demais planetas.
Também é a oportunidade de participar do último dia de atividades da XXV Semana de Astronomia, que tem uma programação variada para atender a todas as idades. O público vai conhecer as mais recentes descobertas da ciência, por meio de atividades interativas e palestras com especialistas da área científica. Além disso, para entreter os participantes, serão realizadas diversas atrações que buscam explicar a ciência de uma forma mais lúdica, a exemplo das oficinas de astronomia, visitas orientadas às exposições e mini-cursos.
E já que o mês de agosto é um período de céus limpos para contemplação celeste, o público poderá analisar o astro-rei com a Observação do Sol, atividade realizada por meio de telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. No final da tarde, acontece a Observação do Céu, que por meio de uma luneta construída no início do século XX, é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia.
Os visitantes ainda vão ter a oportunidade de visitar a exposição 3D: Imprimindo o Futuro, que possui mais de 100 peças em exibição, e revelam como a nova tecnologia inspira o futuro do design e de diversos outros setores, como a medicina e a indústria. É uma oportunidade de conhecer mais sobre essa espetacular tecnologia de impressão tridimensional.
Também é possível visitar as exposições permanentes do museu:
- Um Olhar nos Espaços de Dimensão 3D: a exposição revela a beleza contida em alguns conceitos revolucionários da matemática, especialmente no campo da geometrização. Para isso, combina arte e interatividade em instalações que proporcionam ao público a sensação de estar imerso em ambientes tridimensionais.
- As Estações do Ano: Terra em Movimento: com foco na astronomia básica abordando temas como os ciclos das estações do ano, dos dias e das noites e das fases da Lua.
- Visões da Luz: Mostra interativa que trabalha várias temáticas relacionadas à luz através de painéis com textos, fotografias e esquemas, instrumentos científicos do acervo do Museu, maquetes, objetos, registros fotográficos de determinados momentos históricos da Astronomia e alguns aparatos interativos.
- Olhar o Céu, Medir a Terra: Na mostra, estão expostas peças originais do século XIX, além de réplicas de instrumentos dos séculos XVI e XVII, documentos, mapas, vídeos e fotografias de diferentes períodos da história da ciência no Brasil.
Os eventos são gratuitos e fazem parte da programação de sábado do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), localizado na Rua General Bruce, 586, no bairro de São Cristóvão.
Programação
- XXV Semana de Astronomia – 14h
- Planetário Inflável Digital - 15h
- AstroMania - Espaçonave Terra - 16h
- Observação do Sol - 15h às 17h
- Observação do Céu - 17h30 às 20h
- Exposição 3D: Imprimindo o Futuro - 14h às 19h