Notícias
MAST e o Universo extremo
No dia 1º de outubro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) apresenta o Ciclo de Palestras com o tema “Abrindo uma janela ao universo extremo: os raios gama”. A atividade acontece, às 16, no auditório do prédio sede do Museu de Astronomia. Entrada gratuita.
Ministrada pela Drª. Irene Puerto Gimenez, professora da UFRJ, a palestra será sobre os fenômenos mais energético do cosmos.
“Percorreremos a história da descoberta dos raios cósmicos e dos raios gama. A partir deles, é possível aprender muitas coisas sobre o universo, especialmente o universo mais extremo”. – revela Irene.
Muitos objetos cósmicos estão, intrinsecamente, atrelados a grandes erupções de raios gama. Alguns cientistas associam estes raios à explosões de supernovas, jatos relativísticos nos discos de acreção em torno a buracos negros, e a colisão de estrelas de nêutrons."
Mas afinal, será que essas explosões podem afetar a Terra? Qual a relação entre os raios: cósmicos e gama? Atualmente, que tipo de tecnologia é utilizada nos estudos de raios gama? Essas e outras questões serão amplamente discutidas no Ciclo de Palestras deste sábado. A atividade é aberta para o público em geral. O Museu fica na Rua General Bruce, 586, no Bairro Imperial de São Cristóvão, RJ.
Ciclo de Palestras
1º de Outubro, às 16h
Tema: “Abrindo uma janela ao universo extremo: os raios gama”
Palestrante: Drª. Irene Puerto Gimenez, professora da UFRJ
Local: Auditório do Museu
Entrada gratuita