Notícias
MAST leva ciência para o Vale do Café
De 17 a 20 de outubro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) participou dos Eventos Integrados no Vale do Café, no interior do estado do Rio de janeiro. Um dos destaques foi a I Feira Intermunicipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada no dia 20 de outubro, em Vassouras. Organizada pelo astrônomo Eugênio Reis, Coordenador de Educação em Ciências do MAST, o evento reuniu 20 trabalhos de escolas de Vassouras, Paty do Alferes, Miguel Pereira e Engenheiro Paulo de Frontin. A Feira seguiu o tema da Semana Nacional, que este ano foi "Ciência alimentando o Brasil".
Escolas dos quatro municípios puderam contar com transporte intermunicipal para visitarem os trabalhos apresentados na Feira, além de participarem da oficina Cozinhando com a Ciência, do MAST. Quase mil estudantes participaram das atividades.
Os trabalhos foram avaliados por especialistas e cinco delews escolhidos para participar da X FECTI, maior feira de ciências do Rio de Janeiro. Promovido pelo Governo do Estado, o evento acontece nos dias 19 e 20 de novembro, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), no Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.
Outra atração apresentada pelo MAST foi a oficina de capacitação 'Astronomia Básica', do projeto Olhai pro Céu, realizado em parceria com o Observatório Nacional (ON). Ao todo, os Eventos Integrados da SNCT 2016 no Vale do Café congregaram 90 atividades e contaram com a participação de aproximadamente 3700 pessoas.
O Vale do Café está localizado a cerca de 120 km da cidade do Rio de Janeiro e reúne 15 municípios da região do Vale do Paraíba do Sul Fluminense. São eles: Vassouras, Valença, Rio das Flores, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Paty do Alferes, Paracambi, Miguel Pereira, Mendes, Barra do Piraí, Pinheiral, Barra Mansa, Paraíba do Sul, Volta Redonda e Resende. Na década de 1860, a região chegou a produzir 75% do café consumido no mundo, o que garantia ao Brasil a condição de líder mundial na produção e exportação de café. Hoje, cerca de 30 fazendas históricas estão abertas à visitação.
Veja os cinco trabalhos selecionados na I FIMUCTI
-
Leite Gir
, da E. M. Abel José Machado, de Vassouras (Profª responsáveis: Mirian Brum da Costa Barros e Késia Huais);
-
Gliricídia: mamão vivo
da E. M. Abel José Machado, de Vassouras (Profª responsáveis: Mirian Brum da Costa Barros e Késia Huais);
-
Investigação do IMC dos alunos do C. M. Carlos Dramático
, de Eng. Paulo de Frontin (Profª responsáveis: Liliane Aparecida Sereno Fontes de Medeiros e Daniele Alberige);
-
Astronomia na Agricultura Familiar
, da E. M. Dr. Alvaro Soares, de Paty do Alferes (Profª responsáveis: Pedro Henrique Viena da Rosa e Débora Sigiani Monsores);
-
PANC: Plantas alimentícias não convencionais
, da E. M. Francisco Costa, de Miguel Pereira (Prof° Responsável: Tiago de Carvalho Madrug.