Notícias
Filme sobre raios é finalista do 10º Prêmio Fiesp-Sesi de cinema
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) participou da produção do filme com o auxílio da FAPERJ por meio do projeto "Que raio de história - Difusão e Popularização Científica dos Raios na História do Brasil", coordenado por Maria Esther Alvarez Valente, pesquisadora do MAST. E Christina Helena da Motta Barboza, também pesquisadora da instituição, foi consultora na área da História da Ciência para o conteúdo do roteiro do filme.
O Prêmio Fiesp-Sesi de Cinema tem como objetivo, incentivar a produção cinematográfica nacional, divulgar o cinema brasileiro, facilitar o acesso público às produções de filmes nacionais e formar novas plateias. É uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) e do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp).
Com curadoria de André Sturm, diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS), a premiação reconhece os melhores em 13 categorias: ficção, documentário, curta-metragem, diretor, atriz, ator, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, roteiro, montagem, fotografia, direção de arte e trilha sonora. Os vencedores serão anunciados no dia 1º de abril.
Sinopse do Filme Documentário
Como um raio pode mudar uma vida? Em busca de respostas para esta pergunta é que um cientista apaixonado por raios desenha sua jornada. Seis vidas, seis histórias distintas, mostram como uma fração de segundo define destinos de formas completamente diferentes, permeando o medo ou a paixão, a tragédia ou o sucesso, a guerra ou a paz. Nesta jornada, fatos inusitados são revelados, mostrando a visão da ciência e da cultura sobre o fenômeno, desde o descobrimento do Brasil até o futuro de nossa existência.