Notícias
Festa da ciência em Vassouras
Foi aberta ao público hoje, 10 de novembro, a "Mostra de Ciência e Tecnologia", atividade que integra o evento comemorativo dos cem anos do Observatório Magnético de Vassouras. Em uma tenda montada na sede da instituição, estão sendo promovidas atividades que apresentam ao público temas científicos de forma simples e interativa, voltadas principalmente para alunos das redes pública e privada. Segundo os organizadores, cerca de 150 estudantes estiveram presentes. A ação aconteceu de 8h as 17h, na Rua Maria São Gomes, 562, no centro da cidade de Vassouras, no interior do Rio de Janeiro.
Amanhã, dia 11, a atividade será realizada de 8h as 16h. Participam da Mostra o ON, o MAST, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Entre os atrações está o Desafio INT, um jogo de perguntas e respostas com foco em ciência, desenvolvido com estrutura semelhante a de um videogame. Questões voltadas para estudantes de nível médio são geradas por um software e exibidas em uma televisão. Os participantes então respondem por meio de um controle remoto. Em relação à participação do CBPF, os destaques ficam por conta do Painel Solar, da Câmara Escura e da Cadeira de Pregos. O IMPA está apresentando a Oficina de Lógica, que aguça o raciocínio dos participantes através de problemas matemáticos.
Estudante se surpreendem durante Mostra de Ciência e Tecnologia.
“A ideia da Mostra é apresentar, de forma descontraída, experimentos que permitam a visualização rápida e simples de leis da física. Queremos despertar a curiosidade das pessoas e mostrar que aprender também pode ser uma grande diversão”, afirma Eugênio Reis, astrônomo do MAST. O Museu está promovendo atividades como o Espelho 3D, a Levitação Magnética, as Pulgas elétricas e a Corrida de Latas.
Além de participar da Mostra, O MAST está realizando outras atividades em pontos diferentes da cidade. Entre os destaques estão a Observação do Sol e o Planetário Inflável. Com 3,2 metros de altura e 6,4 m de diâmetro, a cúpula inflável do MAST comporta até 30 pessoas em cada apresentação. O objetivo é explicar como funciona a dinâmica dos movimentos celestes, além de apresentar os planetas do sistema solar. O planetário inflável está funcionando desde segunda-feira na Câmara Municipal de Vassouras. Amanhã, dia 11, no último dia de evento, as sessões acontecem de 8h as 12h.
Outra atração oferecida pelo Museu é a "Observação do Sol". Olhar diretamente para o astro a olho nu ou com lunetas comuns é muito perigoso. Por isso, é necessário utilizar telescópios especiais, como os que o MAST oferece na atividade montada no centro da cidade, na Praça Barão de Campo Belo. Nesta terça, dia 11, a observação acontece de 9h as 12h. “O equipamento filtra as frequências nocivas aos nossos olhos e destaca, em especial, as erupções e manchas solares”, explica Eugênio. Nos dias 9 e 10, também na praça, aconteceu a tradicional observação do céu noturno. Na quarta-feira essa ação não será realizada.
Eugênio ressalta que o MAST aproveitou a oportunidade para realizar, hoje dia 10, o Projeto "Olhai pro Céu", que envolveu a organização de seminários, oficinas e cursos de capacitação para professores de escolas da região. "Queremos estimular a criação de clubes de astronomia e estudar o impacto dessas atividades na evolução escolar dos alunos", revela o astrônomo. A atividade aconteceu no Instituto Educacional Thiago Costa, na Rua Abreu Cesar, 76, Centro.
Inaugurado novo centro de visitantes do Observatório Magnético de Vassouras.
O evento de comemorações pelos 100 anos do Observatório Magnético de Vassouras (OMV) acontece de 9 a 11 de novembro. No período, atividades gratuitas estão sendo realizadas em diversos pontos da cidade. Ontem, durante a solenidade de abertura, foram inaugurados o novo Centro de Visitantes da instituição, batizado de Henrique Morize, nome do célebre astrônomo francês naturalizado brasileiro, e a exposição: "100 anos de pesquisas no Observatório Magnético de Vassouras". O evento de comemoração é realizado pelo Observatório Nacional (ON), em parceria com a Secretaria de Inclusão Social do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (SECIS), do MAST e da Prefeitura de Vassouras.
Confira abaixo a Programação Completa:
Terça-feira, 10 de novembro Observatório Magnético de Vassouras Rua Maria São Gomes, 562, Centro
- Exposição "100 anos de pesquisas no Observatório Magnético de Vassouras"
- Mostra de Ciência & Tecnologia, 8h às 12h e 14h às 17h
Câmara Municipal de Vassouras
- Planetário, 8 às 12h e 14 às 19h
Praça Barão de Campo Belo – Centro
- Observação do Sol, 9h às 12h e 14 às 18h30
- Observação do céu noturno, 18h30 às 21h
CIEP Brizolão 297 Padre SalésioSchimid Av. Marechal Paulo Torres, 551 - Centro
Palestra "Observatórios Magnéticos", 10h30
Instituto Educacional Thiago Costa Rua Abreu Cesar, 76 – Centro
Projeto Olhai pro Céu | VI Encontro Astronômico de Educadores, 8h20 às 11h e 14h às 16h30
Quarta-feira, 11 de novembro
Observatório Magnético de Vassouras Rua Maria São Gomes, 562, Centro
- Exposição 100 anos de pesquisas no Observatório Magnético de Vassouras - Mostra de Ciência & Tecnologia, 8h às 12h e 14h às 17h
Câmara Municipal de Vassouras
- Planetário, 8h às 12h
Praça Barão de Campo Belo – Centro
- Observação do Sol, 9h às 12h
Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes Rua Nilo Peçanha, 166 – Centro
- Palestra "Arqueomagnetismo e Paleomagnetismo", 10h30