Notícias
MAST recebe a exposição “DesObjeto e DesLugar”
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) recebe a exposição DesObjetos e algumas obras da exposição DesLugar, sob a curadoria do artista plástico e arte-educador Pablo das Oliveiras. A mostra, que está montada no hall do prédio anexo do MAST, está aberta à visitação até a próxima sexta-feira, 04 de dezembro, das 9h às 17h. Ela faz parte da programação do workshop “Objetos e Públicos de Museu em Diferentes Perspectivas”, que acontece de 01 a 03 de dezembro.
DesObjetos foi o primeiro conjunto de obras que Pablo das Oliveiras realizou partindo da apropriação de diversos objetos industriais descartáveis de uso cotidiano. “Muitos desses objetos eu recolhi na rua, no lixo, outros eu ganhei, outros eu tinha em casa. Os objetos têm uma função primeira dentro da finalidade para a qual foram criados: o cabide, o ferro de passar roupa, a cadeira, a colher. Trabalhei sobre eles buscando ressignificados.”
DesLugares “vem também dentro dessa perspectiva de trabalho. As peças dessa coleção são cadeiras, mesas, escadas de 5 metros de comprimento. Objetos que trazem várias marcas, histórias que a gente pode estar buscando para levantar questões sobre o tempo que a gente vive“. Afinal, o que é essencial e deve ser mantido? O que é fundamental e possível de ser transformado?
Das experimentações e finalizações estéticas aos objetos selecionados, neste conjunto de trabalho, encontram-se referências no eixo histórico-cultural traçado pelo legado dos ready-mades de Duchamp, da bricolagem Dadá, dos objet-trouvé surrealistas, da pop-art e da arte conceitual, para uma produção voltada às questões da arte contemporânea.
Sobre o workshop
O workshop “Objetos e Públicos de Museu em Diferentes Perspectivas”, que acontece no MAST de 01 a 03 de dezembro, tem como proposta apresentar diferentes perspectivas e estratégias, visando diversificar a reflexão sobre as conexões entre os objetos de caráter histórico e o engajamento do público, além de estreitar o diálogo entre os vários campos disciplinares aí envolvidos.
O evento objetiva principalmente valorizar as coleções museológicas dando destaque a seus objetos por meio de diferentes estratégias; incrementar as perspectivas da museologia e da história na aproximação dos objetos e o púbico; aprimorar a mediação entre as diferentes audiências do museu e os objetos museológicos, contribuindo para o engajamento público; e estimular uma visão crítica da percepção sobre os objetos.
Centrado no objeto museológico e sua mediação para diferentes audiências, o workshop foi organizado a partir de três eixos: programas de capacitação de profissionais de museu, perspectivas e estratégias de engajamento público e a oficina – Leitura de Objetos Museológicos. As discussões deverão ser ampliadas com experiências de diferentes países trazidas pelo convidado Claude Faubert, atualmente é Coordenador do Programa Centro de Formação Internacional (ITC) do Conselho Internacional de Museus (ICOM).
Turma do Workshop "Objetos e públicos de museu em diferentes perspectivas".
Legenda: Pablo das Oliveiras, curador da exposição / Crédito: Bernardo Oliveira (MAST).