Notícias
MAST inaugura exposição sobre a Luz
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) inaugura, no dia 16 de dezembro , a exposição “Visões da Luz” . Através de aparatos interativos, painéis e instrumentos científicos históricos, são apresentados diversos temas relacionados à luz, entre eles: “A Luz que chega do Universo”, “A Luz, a Cor e a Arte”, “Ondas e Partículas” e “O registro das imagens”.
O evento terá início às 15h , com a palestra "Um passeio com a luz" , que será proferida por Gerson Bazo Costamilan, Professor de Física do Instituto Militar de Engenharia (IME). Ele fará uma apresentação do estudo da natureza e das propriedades da luz.
Em seguida, às 16h , acontece a cerimônia de inauguração da exposição “Visões da Luz” . Um dos destaques é o espaço reservado para a história da expedição do Observatório Nacional à cidade de Sobral, no Ceará, em 1919. A equipe de cientistas ficou célebre por ter sido responsável pela comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, por meio da observação de um eclipse solar total ocorrido em 29 de maio daquele ano. A nova mostra, que faz parte das comemorações pelos 30 anos do MAST, completa um conjunto temático com outras duas exposições já em cartaz: “As Estações do Ano, a Terra em Movimento” e o “Espaço Acelerador de Partículas”.
Alguns instrumentos científicos pertencentes ao acervo do MAST fazem parte da exposição, como a Luneta do Fotoeliográfo, o Altazimute Acotovelado, a Câmera de Markovitz, a Luneta Fotográfica Equatorial, o Comparador de Chapas, além de chapas fotográficas dos registros do Observatório Nacional (ON).
Durante a solenidade, serão ainda lançados dois volumes da “Coleção MAST: 30 anos de Pesquisa” , os e-books “Museologia e Patrimônio” e “Educação e Divulgação da Ciência” .
Depois de lançado oficialmente no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Minas Gerais, o livro “Da serra da Mantiqueira às montanhas do Havaí: a história do Laboratório Nacional de Astrofísica” será lançado, agora na cidade do Rio de Janeiro, durante a inauguração da exposição “Visões da Luz”. A publicação, que contou com a participação de historiadores do MAST, traz em destaque a origem do LNA e a contribuição do instituto para o desenvolvimento da astrofísica no Brasil.
Ao anoitecer haverá observação do céu nos telescópios.
Serviço
Exposição “Visões da Luz”
Entrada gratuita
Funcionamento: terça a sexta-feira, de 9h às 17h; sábados, de 14h às 20h; domingos de 14h às 18h.