Notícias
MAST inaugura a exposição "O Eclipse e o Presidente" em Brasilia
Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2013, que acontece de 21 a 27 de outubro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) inaugura a exposição “O Eclipse e o Presidente”. A mostra aborda o eclipse total do sol que ocorreu, em 10 de outubro de 1912, em Passa Quatro - MG. Outras atividades que estão relacionadas ao tema serão oferecidas num espaço de 150 m² no Parque da Cidade em Brasília.
A exposição tem o objetivo de apontar as lentes sobre o eclipse de 1912 e, através dele, examinar e divulgar conteúdos científicos e históricos relativo à observação de eclipses do Sol. Para entender melhor o fenômeno, Christina Helena Barbosa, pesquisadora do MAST e responsável pela exposição, proferirá a palestra “Aprendendo com os erros: eclipse solar de 1912”. Serão expostas também fotografias e jornais da época.
O eclipse total do Sol que teve lugar em 10 de outubro de 1912 pôs, em polvorosa, muitos observatórios em todo o mundo ocidental. O Brasil era um dos locais privilegiados para a sua observação. Por isso, vários observatórios enviaram expedições para esse país, agitando também a imprensa brasileira e a população das cidades onde os astrônomos fixaram seus acampamentos.
As expedições que vieram ao Brasil observar o eclipse de 1912 provinham da Inglaterra, França, Argentina e Chile, e foram organizadas por alguns dos mais importantes observatórios do mundo. Dois observatórios brasileiros também organizaram expedições: o Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, e o Observatório de São Paulo (hoje, pertencente à USP).
Em Brasília, os visitantes poderão ver de perto dois instrumentos científicos, do acervo do MAST, semelhantes aos que foram utilizados na expedição. O magnetômetro, utilizado para medir a intensidade das forças magnéticas da Terra e a declinação magnética; e o cronômetro de marinha, utilizado para medir o tempo com precisão sendo usado para determinar a longitude de um ponto no mar. Nos observatórios, esse instrumento foi utilizado durante muito tempo para determinar os instantes dos fenômenos astronômicos.
O público poderá conferir sessões especiais do planetário inflável onde será projetado o céu do eclipse total do sol que aconteceu no dia 10 de outubro de 1912. Nas demais sessões, em uma cúpula inflável, serão projetadas imagens do céu noturno, oferecendo ao espectador a oportunidade de observar um céu sempre limpo, faça chuva ou faça Sol no céu de verdade! Poderão ver as constelações, o movimento aparente do Sol, da Lua e dos planetas.
Durante a Semana, serão apresentadas outras quatro palestras, “A Ciência que eu Faço”, por Vera Pinheiro, idealizadora do projeto; “O Acervo de Instrumentos Científicos do MAST”, com a assistente em C&T, Márcia Cristina Alves; "A importância do Portal de periódicos da CAPES" e “O Movimento da Reforma Sanitária: História, Política e Saúde Pública no Brasil (1976-1986)” com Daniela Sophia, pesquisadora do MAST. Todas as atividades são gratuitas e direcionadas a todos os públicos.
Serviço
Programação do MAST
Em Brasília
Local: Pavilhão de Exposições EXPOBRASÍLIA | SRP/SUL Parque da Cidade s/n - Asa Sul
Exposição ”O Eclipse e o Presidente”
21 a 26/10, das 8h30 às 18h
27/10, das 10h às 16h
Planetário Inflável
21 a 26/10, das 8h30 às 18h
27/10, das 10h às 16h
Palestra “A importância do Portal de Periódicos da CAPES”
Palestrante: Daniela Sophia
21/10, às 16h
Palestra “A Ciência que eu Faço”
Palestrante: Vera Pinheiro
22/10, às 16h
23/10, às 11h20
Palestra "Aprendendo com os Erros: O Eclipse Solar de 1912"
Palestrante: Christina Helena Barbosa
24/10, às 14h
Palestra "O Acervo de Instrumentos Científicos do MAST"
Palestrante: Márcia Cristina Alves
25/10, às 10h