Notícias
VerCiência na Travessa: Wallace, Darwin e a Evolução
Há 100 anos, no dia 7 de novembro de 1913, morria na Inglaterra, aos 90 anos de idade, Alfred Russel Wallace, o quase desconhecido "co-descobridor" da seleção natural como força motriz da evolução dos seres vivos. Para marcar a data, o Projeto VerCiência, a Livraria da Travessa e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vão apresentar um filme da BBC, inédito no Brasil, seguido de talkshow.
O evento, que tem entrada franca (limitada à disponibilidade de assentos no auditório), acontecerá no domingo, dia 24 de novembro, às 18h, no auditório da Livraria da Travessa do Shopping Leblon, Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon, Rio de Janeiro. Será exibido o filme A Viagem Esquecida (The Forgotten Voyage|1983), de Peter Crawford, com o ator Tim Preece no papel principal.
Trata-se de um docudrama baseado nas aventuras e manuscritos de Wallace, que sobreviveu a um naufrágio no meio do Atlântico depois de ter passado 4 anos pesquisando na região do Rio Negro na Amazônia (entre 1848 e 1852) e que teve a "sacada" da seleção natural durante um delírio de febre de malária na Indonésia, em 1858. Isso fez Darwin apressar a publicação, um ano depois, de seu famoso livro "A Origem das Espécies através da Seleção Natural".
Após a exibição do filme (com 82 minutos e legendas em Português), o Prof. Ildeu Moreira, pesquisador da UFRJ e estudioso da vida de Wallace, conversará com o jornalista científico Sergio Brandão e o público presente sobre Wallace, sua vida e contribuições científicas, seus trabalhos no Brasil e a sua influência junto a Darwin na formulação da Teoria da Seleção Natural.
Projeto Verciência
O Projeto VerCiência tem como objetivo promover e incentivar a disseminação da cultura científica pela televisão, pela internet e outros meios e tecnologias audiovisuais, sempre em busca da excelência, da clareza e da eficácia da comunicação.
Os programas selecionados para as mostras anuais, desde 1994, são exemplos de como a ciência e a tecnologia podem ser apresentadas ao grande público de forma clara, atraente e também como entretenimento cultural de qualidade.
A busca de novos formatos, estilos e linguagens atraentes para o público é um desafio constante para os realizadores e comunicadores de ciência. Uma tendência que se nota nos últimos anos, principalmente nas produções britânicas, é uma participação cada vez maior de cientistas jovens e carismáticos no papel de apresentadores de programas de televisão.
Em suas quase duas décadas de existência, as mostras Ver Ciência vêm acumulando um precioso acervo de séries e programas de TV do mundo inteiro, consolidando seu papel como referência nacional e internacional em Ciência na TV.
Os idealizadores do Projeto Ver Ciência são José Renato Campos Monteiro e Sergio Moraes Castanheira Brandão, que respondem respectivamente pelas curadorias nacional e internacional.