Notícias
Comemoração do Dia do Astrônomo
Para comemorar o dia do astrônomo, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) promoverá, no próximo sábado, dia 7 de dezembro, às 16h, a mesa-redonda “O que faz um astrônomo?” que será composta por astrônomos que atuam em diferentes áreas de trabalho: na pesquisa acadêmica, na indústria e na divulgação da ciência. O evento tem entrada gratuita e é direcionado a todos interessados no assunto.
A mesa será mediada por Patrícia Figueiró Spinelli, astrônoma do MAST, e estarão presentes também as astrônomas Flávia Requeijo (MAST), Denise Rocha Gonçalves (Observatório do Valongo), Maria Elizabeth Zucolotto (UFRJ) e Erika Rossetto, da Embratel. Vários temas serão discutidos como a divulgação e a pesquisa em astronomia, a pesquisa em astronomia aplicada e o profissional de astronomia na indústria.
A celebração do dia do astrônomo se estenderá até as 21h, com a comemoração do terceiro ano de exposição do Meteorito Santa Luzia de Goiás no campus do MAST e com o Programa de Observação do Céu que dá a oportunidade ao público de ter um contato maior com a Astronomia, através da exibição de vídeos, apresentações multimídia e a observação do céu noturno por meio da luneta centenária de 21 cm e de telescópios modernos.
Às 18h30, Costantino Sigismondi, Pesquisador Visitante do Observatório Nacional (ON) e do Centro Brasileiro de Pesquisa Física do Rio de Janeiro (CBPF) proferirá a palestra “A Estrela Nova do Centauro 2013: uma explosão estelar visível a olho nu nestes dias”. Um evento muito raro com esta luminosidade, o mais brilhante dos últimos 10 anos. Todos podem ver esta estrela nova por ser bem fácil de localizá-la.
Na década de 80, o dia do astrônomo começou a ser celebrado informalmente no dia 02 de dezembro. A data foi incluída no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro em 30 de agosto de 2006 e, no âmbito federal, tramita um projeto de lei, desde 2009, visando instituir a data nacionalmente. No âmbito internacional, adota-se o dia 08 de abril como o dia mundial da Astronomia.
Dois de dezembro é o aniversário de D. Pedro II, segundo imperador do Brasil, que foi um grande entusiasta das ciências, em especial da Astronomia. Ele foi um grande incentivador do Imperial Observatório do Brasil (criado em 1827 por D. Pedro I), atual Observatório Nacional, chegando a ceder alguns de seus instrumentos pessoais para a instituição. Por isso, foi também nomeado “Patrono da Astronomia no Brasil” pela Sociedade Astronômica Brasileira.
Mesa-Redonda
Local:
auditório do prédio sede do MAST
Data:
07/12/2013, às 16h
Mediadora:
Patrícia Figueiró Spinelli, astrônoma e pesquisadora do MAST
Participantes
Flávia Requeijo | Divulgação em Astronomia
Denise Rocha Gonçalves | Pesquisa em Astronomia
Maria Elizabeth Zucolotto | Pesquisa em Astronomia aplicada
Erika Antonio de Souza Rossetto | O profissional de astronomia na indústria
Aniversário da Estadia do Meteorito Santa Luzia e Observação do Céu
Local:
Campus do MAST nos arredores do pavilhão da Luneta 21.
Data:
07/12/2013, a partir das 17h15
Palestra: “A Estrela Nova do Centauro 2013: uma explosão estelar visível a olho nu nestes dias”
Palestrante:
Costantino Sigismondi (Pesquisador Visitante do Observatório Nacional e do Centro Brasileiro de Pesquisa Física do Rio de Janeiro)
Local:
auditório do prédio Sede.
Data:
07/12/2013, às 18h30