Notícias
Museu de Astronomia debate a construção da imagem do território peruano por cientistas nos séculos XIX e XX
No dia 28 de março, quinta-feira, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) recebe Jorge Lossio, professor da Pontificia Universidad Católica del Perú, para proferir a palestra “El peruano y su entorno: Aclimatándose a las alturas andinas”, que acontecerá às 10h, no Auditório do MAST – Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão. A entrada é gratuita. Os interessados poderão acompanhar a transmissão do evento em tempo real pela site (www.mast.br).
Durante o encontro, Jorge Lossio irá mostrar como os cientistas que recorreram e descreveram o Peru entre meados do século XIX e início do século XX contribuiram para construir uma imagem do país, seus climas, paisagens e habitantes, que terminou se enraizando no discurso oficial e popular peruano: uma imagem de país que se adequava às visões das novas elites Republicanas.
“Diferentemente da concepção colonial, que descrevia o território peruano com uma visão mais unitária, a República traz uma visão de um país que divide o território em três partes diferentes e fragmentadas: a Costa, a Serra e a Selva. Este imaginário foi se consolidando ao longo do século XIX, definindo-se algumas das construções culturais que prevalecem até o dia de hoje sobre o espaço geográfico peruano” – adianta o professor.
A palestra dá início ao Encontro com a História 2013, série promovida pelo MAST mensalmente, reunindo profissionais de história e ciências para debater temas diversos. Neste ano, com o objetivo de explorar a relação entre ciência, clima e meio ambiente, o ciclo de palestras conta com a parceria da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, responsável pelo "Encontro às quintas", um programa de conferências quinzenais, que reúne professores e pesquisadores de instituições nacionais e internacionais para debater história e historiografia, história das ciências e história da saúde pública.
Encontro com a História
O Encontro com a História acontece mensalmente, no campus do MAST, com entrada gratuita. A série começou em 1998 como Seminários Internos do antigo Departamento de Pesquisa do Museu de Astronomia. A partir de 2002, estes seminários foram abertos ao público e, já com o nome "Encontro com História", passaram ao formato atual, com a proposta de debater resultados recentes de pesquisas acadêmicas.
Em 2009, o ciclo foi estruturado a partir de uma parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO): a cada encontro, um pesquisador do MAST e um da UNIRIO se reuniam em uma mesa redonda para explorar importantes pontos de convergência existentes entre as pesquisas realizadas pelas duas entidades focadas, respectivamente, na história da ciência e na história das instituições.
Em 2010, o Encontro com a História passou a estabelecer temáticas centrais a serem discutidas por pesquisadores de universidades e centros de pesquisa durante todo o ano sob diferentes perspectivas. São exemplos “História do Tempo Presente” e “A Ciência no Mundo Contemporâneo”.