Notícias
Quinta da Boa Vista recebe SNCT até domingo
O Pólo da Quinta é um dos mais movimentados, justamente por ter suas atividades no final de semana. Ano passado, cerca de 15 mil pessoas participaram do evento. A expectativa é que esse número aumente esse ano. Toda essa movimentação anima Andres Sebilia, que faz parte do projeto SESC Ciência e da equipe SESC que montou o Pólo Quinta da Boa Vista, juntamente com o MAST. “Eu acho muito legal esse tipo de evento. Estive em Portugal em julho e eles tinham um evento de ciência que acontecia no país inteiro durante todo o verão. Eu acho a semana maravilhosa, mas a gente tinha que ter pelo menos 20 semanas, pois a demanda é muito grande. E o analfabetismo científico da população é maior ainda. Eu não tenho dúvidas que a SNCT é espetacular, basta olhar o brilho nos olhinhos de quem sai. Mas a gente quer mais, para um país do nosso tamanho”, sonha o educador científico Andres.
Programação da Quinta encanta pela interatividade e dinamismo
Na entrada da tenda principal, ao ar livre, uma oficina pelo verde. O projeto Plantaempet, do SESC, mostra como ser criativo pelo lado da sustentabilidade: reciclam garrafas pet para servirem de vasinhos para mudas de plantas. “As pessoas associam planta a mosquito da dengue e é mentira. Aqui ensinamos a evitar o desperdício, mostrando que o pet não é lixo de forma irracional, e ensinamos como manusear as plantas”, explica José Cavalcante, coordenador da oficina.
Não se esqueça de reservar um tempinho para a visita monitorada pelo Horto Botânico, dentro da própria Quinta. Basta se inscrever ao chegar à Feira para uma das 20 vagas, disponibilizadas em dois horários, às 10h30 e 14h30. Os visitantes que participarem da visita pegarão um ônibus até o Horto e também participarão de uma oficina de tinta de terra.
Após a sua visita monitorada, aprenda a fazer brinquedos reciclados no stand da Casa de Arte Educar, descubra tudo sobre insetos com o Museu da Vida, fósseis com o Museu Nacional e experimentos físicos com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Para os amantes de rádio, o projeto Sintonia SESC-SENAC disponibiliza fones para escutar os programas educativos ligados à área de meio ambiente, saúde, ciência e tecnologia, que são feitos em formato dinâmico de 7 minutos.
Mas as atividades mais divertidas ficam mesmo por conta do Museu de Astronomia e Ciências afins (MAST). O museu preparou quatro stands repletos de muita brincadeira com ciência e tecnologia: o “Brincando com Ciência”, “Brincando de Matemática”, telescópios para a observação do céu e o favorito do público, Planetário Inflável.
No “Brincando com Ciência”, o melhor experimento recria a lógica física de um submarino com apenas uma garrafinha pet, uma caneta, água e clips. João Victor, de 8 anos, ficou horas encantado com o experimento. “Achei bem legal, quero tentar fazer em casa e mostrar na escola para surpreender os meus amigos”, diz o menino.
No stand “Brincando de Matemática”, as crianças tem acesso a jogos com formas geométricas elementares. O monitor Lúcio Andrade do MAST explica que através dessas formas é possível trabalhar a visão lógica, planejamento e questões de cálculo. Assim, o público assimila conceitos matemáticos sem sentir.
O xodó do público, no entanto, sempre é o Planetário Inflável, que tem apresentações a cada 30 minutos. Na Quinta, o vídeo exibido fala sobre a formação completa do Sistema Solar, desde o início do universo, com o Big Bang, até a formação dos planetas. "O Planetário Digital Inflável é diferente dos outros planetários de outras instituições e o MAST teve a oportunidade de trazer ele para esse Pólo da Quinta. Uma das características muito peculiares desse planetário é a sua alta resolução. Temos uma tecnologia muita boa, que dá um efeito ótimo, como se fosse 3D. Então o visitante se sente como se estivesse dentro de uma nave espacial. Há esse aspecto de imersão para o visitante. É muito legal essa oportunidade, pois a maioria das pessoas não teria acesso a uma atividade tão legal e de graça", revela Rodrigo de Oliveira, monitor do Planetário Inflável.
E para finalizar o seu passeio, que tal observar o céu com um telescópio de verdade? O MAST também disponibilizou ao ar livre dois telescópios para a observação diurna e noturna do céu.
São muitas atividades disponíveis no Pólo da Quinta da Boa Vista. Mas se você se perder, não se preocupe. Um cordelista anima o espaço, com direito a cordel de ciência e tecnologia sendo recitado ao vivo e anunciação da programação de oficinas prestes a acontecer.