Notícias
Muito além dos planetas
Nessa semana, o Sistema Solar é pouco. Por que não colocar uma lupa nas questões da nossa própria casa, o Planeta Terra? De 16 a 20 de outubro, a Fundação Planetário, na Gávea, recebe a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), onde os seus visitantes podem observar, pensar, refletir e conhecer os problemas e soluções ligados ao tema central do evento, “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.
O Planetário da Gávea promove há 10 anos sua Feira de Ciências. No início, o evento era mais reduzido e só contava com a ajuda de uma das Coordenadorias Regionais de Educação e instituições como Eletrobrás, PUC-RJ e Escola Parque. Foi no ano passado que surgiu a união com a SNCT, que só trouxe benefícios para projeto. Com mais instituições parceiras, a Feira cresceu e agora ocupa um espaço de 400 metros quadrados.
Quem sai ganhando são as crianças, que se divertem com mais exposições interativas e ainda tem a chance de conhecer o moderno Museu do Planetário gratuitamente. A expectativa da organização é receber em média 1000 crianças por dia, a maioria de agendamento escolar.
De acordo com Paulo César, astrônomo e coordenador do Pólo do Planetário, a SNCT é uma oportunidade única que as crianças têm de trocar informações com instituições que elas só escutam falar ou veem na TV. “Elas até sabem que essas instituições existem, mas talvez não saibam do papel que têm na sociedade. Na minha visão como educador, o principal ganho da SNCT é os estudantes saberem que existem certos órgãos governamentais, outros até privados, que tem um viés social de alguma maneira, seja na área de tecnologia da informação, saúde ou segurança. Existe um canal de comunicação que está aberto. O principal é abrir uma porta e mostrar para os alunos que existe um mundo lá fora que quer interagir com eles”, conta o astrônomo.
Água, luz, segurança, nutrição são foco na Gávea
Quem visita o Pólo do Planetário da Gávea logo se depara na entrada com uma miniestação de tratamento de água da CEDAE. Lá é possível conhecer o passo a passo do processo de tratamento de água, do Rio Guandu até as torneiras das casas. Diogo Joviano, coordenador do setor de controle e qualidade de água da CEDAE, explica os processos de floculação, decantação e filtragem para os pequenos e vê na iniciativa uma oportunidade de conscientização. “Nós vivemos uma época em que a água é um bem de grande importância. Nós temos os nossos mananciais que estão complemente comprometidos. Então é muito importante esse trabalho de conscientização que a CEDAE faz. As pessoas precisam ter a consciência e aprender a preservar o meio ambiente. Elas têm que saber que os lixos que elas produzem muitas vezes acabam nos rios”, explica.
A Feira conta ainda com a participação da Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro. Com um curta metragem de animação, os profissionais explicam para as crianças o Sistema de Alarme e Alerta Comunitário para a prevenção de mortes em caso de chuvas intensas e risco de desabamento. Walter Fonseca, técnico da Defesa Civil, enfatizou a importância da ciência dos moradores dessas áreas de risco dos procedimentos de escape e divulga um serviço novo, de utilidade pública: “É possível cadastrar o seu celular para receber SMS de alerta de chuva da cidade do Rio de Janeiro. O serviço é gratuito e basta enviar um SMS com o texto ‘DCRJ’ para o número 4000”, ensina Walter.
E de nada adianta pensar na saúde do meio ambiente se não pensar na sua própria, não é mesmo? Pensando nisso, a coordenação do Pólo Planetário convidou o Instituto de Nutrição Anne Dias, da Secretaria Municipal da Saúde. Nesse stand, as crianças aprendem a comer de forma saudável através de brincadeiras: jogo da memória, fantoches e até imas gigantes de diversos tipos de alimentos para colocar no prato. Tudo em favor de uma alimentação melhor.
– No dia a dia, há o conhecimento absorvido pela fala do adulto. A vinda à exposição ajuda na associação de ideias, é um estímulo, atiça as curiosidades das crianças – incentiva a professora de Geografia Ana Helena Esteves, da Escola Municipal Manuel Cícero, que sempre leva seus alunos a eventos como a SNCT.
SNCT Rio acontece até domingo
Ainda dá tempo de participar da SNCT nos 4 Pólos de Eventos Integrados espalhados pela cidade do Rio – Campo Grande (Centro Esportivo Miécimo), Jardim Botânico, Fundação Planetário e Quinta da Boa Vista. Amanhã, dia 18 de outubro, é a inauguração do Pólo Jardim Botânico e sexta, dia 19 de outubro, é a vez da Quinta da Boa Vista começar as suas atividades de ciência e tecnologia.
No Jardim Botânico, os visitantes poderão aprender a construir um aquecedor solar de baixo custo com garrafas pet, conhecer um pouco da cultura indígena com o stand do Museu do Índio, além de muitas outras exposições lúdicas.
Na Quinta da Boa Vista, o destaque fica para o ZooMóvel, uma exposição com passeios virtuais nos ecossistemas brasileiros, dentro de um ônibus que carrega cenografia especializada.