Notícias
Jardim Botânico abre as portas para a SNCT Rio
O Jardim Botânico (JBRJ) inaugurou hoje, dia 18 de outubro, as suas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano tem como tema a “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Os visitantes da SNCT Rio terão até domingo, 21 de outubro, para se jogar de cabeça no mundo da ciência e tecnologia através de jogos, experimentos e brincadeiras, não apenas no Pólo Jardim Botânico, mas também nos Pólos do Planetário e da Quinta da Boa Vista.
O Pólo do Jardim Botânico já faz parte do circuito da SNCT Rio há 3 anos. Afinal, esse oásis no meio de um Rio de Janeiro cada vez mais urbano não poderia ficar de fora do centro de debates sobre economia verde e sustentabilidade.
Ana Alfaia, pedagoga do Museu do Meio Ambiente e coordenadora do Pólo Jardim Botânico na SNCT, conta com empolgação sobre a participação do JBRJ no evento. Para ela, é a chance de atiçar a curiosidade das crianças. “A gente mostra para eles que a ciência e a tecnologia estão no nosso dia a adia. Às vezes eles não têm a noção disso, de que a ciência está em tudo à volta deles. Essa é a principal finalidade da semana: passar essa importância, atiçar a curiosidade”, defende Ana.
Diversão e conhecimento. Animou? Então comece a sua jornada no caminhão da Caravana da Ciência, da Fundação Cecierj, um veículo especialmente adaptado para os visitantes terem acesso a experimentos de física. Lá, divirta-se com as parabólicas gigantes, instaladas no gramado, que servem de telefone sem fio, pedale na bicicleta ergométrica e produza você mesmo sua própria energia elétrica e toque nas mitocôndrias e ribossomos da maquete de uma célula.
Depois de viver essas experiências, vá ao 2º andar do Museu do Meio Ambiente, que também está aberto ao público. O visitante se depara com um Planetário Inflável, com capacidade para 30 pessoas, e tem a oportunidade de fazer uma viagem virtual pelas Constelações.
O Pólo do Jardim Botânico conta ainda com oficinas do projeto de coleção de plantas medicinais do JBRJ. Nelas, monitores ensinam como fazer um minhocário doméstico para o aproveitamento de resíduo orgânico, repelente natural, a partir da citronela, e a entender o valor medicinal de certas ervas. “Com a minhocasa você pode fazer humos a partir de resíduos vegetais, que substituem os adubos industriais, até na varanda da sua casa. Isso evita a sujeira no meio ambiente e também pode tornar isso uma atividade rentável”, explica Iara Brito, do projeto da coleção de plantas medicinais do JBRJ.
As atividades não param por aí. A criançada ainda tem muita exposição interativa para ver. Na tenda principal, brincadeiras para entender um pouco mais do mundo dos dinossauros. E para vivenciar o próprio JBRJ, siga para a exposição “Fauna no Jardim Botânico”, realizado pelo Projeto de Conservação da Fauna do JBRJ. Desde 2005, o grupo é responsável pela gestão da fauna na instituição, que conta com cerca de 130 espécies de aves, 50 mamíferos, dezenas de répteis e anfíbios e milhares de invertebrados. A riqueza natural poderá ser observada através de um trabalho fotográfico de animais como macaco-prego, perereca-araponga, tucano-de-bico-preto, e muitos outros.
Na exposição, os visitantes também são orientados quanto ao correto comportamento diante dos animais que ficam no Jardim. Há um trabalho de conscientização, principalmente das crianças, de que a oferta de alimento humano, como biscoitos, pães e doces é prejudicial aos animais.
SNCT Rio acontece em outras partes da Cidade
Decidiu passar o sábado no Pólo Jardim Botânico? Lembre-se que criança tem energia de sobra. Pensando nisso, a SNCT Rio ainda tem muito mais programação para toda a família.
O Pólo Planetário continua as suas atividades até sexta feira, dia 19 de outubro. Os visitantes poderão participar de oficinas de construção de brinquedos a partir de material reciclado, conhecer a miniestação de tratamento de água da CEDAE e o caminhão Planeta Light, que mostra como se pode economizar dinheiro trocando material reciclável por desconto na conta de luz.
E para fechar a semana com chave de ouro, nada como um domingo na Quinta da Boa Vista. O Pólo integrado da Quinta da Boa Vista tem como destaque o ZooMóvel, um ônibus com cenografia especial que recria ecossistemas brasileiros.