Notícias
O que é um ransomware?
Ransomware é um tipo de software malicioso que emprega criptografia, evitando que a vítima tenha acesso aos dados.
Um agente mal-intencionado usa o ransomware para criptografar os dados do usuário ou da organização para que eles não possam acessar arquivos, bancos de dados ou aplicativos. Um resgate é então exigido para fornecer acesso. É uma ameaça crescente, que gera bilhões em pagamentos para criminosos cibernéticos e causa danos e despesas significativas para empresas e organizações governamentais.
Como reconhecer um ransomware?
Se você foi atacado, o ransomware irá, na maioria dos casos, informá-lo mostrando uma mensagem de sequestro em sua tela ou adicionando um arquivo de texto (mensagem) às pastas afetadas. Muitas famílias de ransomware também mudam a extensão do arquivo dos arquivos criptografados.
Como ficar protegido?
- Fazer backup dos seus dados de modo regular – e manter pelo menos um backup completo off-line
- Manter todos os seus softwares – incluindo os sistemas operacionais – com patches e atualizados
- A detecção precoce ajuda na prevenção
A prevenção eficaz de ransomware requer uma combinação de boas aplicações de monitoramento, backups frequentes de arquivos, software anti-malware, treinamento e conscientização. Apesar de não reduzir o risco completamente, podemos limitar a chance de invasores terem sucesso no sequestro dos dados.
Como evitar uma infecção?
- Nunca clique em links inseguros: evite clicar em links em mensagens de spam ou em sites desconhecidos. Se você clicar em links maliciosos, um download automático pode ser iniciado, levando à infecção do seu computador.
- Evite a divulgação de informações pessoais: se você receber uma chamada, mensagem de texto ou e-mail de uma fonte não confiável solicitando informações pessoais, não responda. Os cibercriminosos que estão planejando um ataque de ransomware podem tentar coletar informações pessoais com antecedência para depois usá-las para personalizar mensagens de phishing especificamente para você. Em caso de dúvida sobre a legitimidade da mensagem, entre em contato diretamente com o remetente.
- Não abra anexos de e-mail suspeitos: um ransomware também pode entrar em seu dispositivo por meio de anexos de e-mail. Evite abrir qualquer anexo de aparência ou procedência duvidosa. Para ter certeza de que o e-mail é confiável, preste muita atenção ao remetente e verifique se o endereço está correto. Nunca abra anexos que pedem para habilitar macros para serem visualizados. Se o anexo estiver infectado e for aberto, a macro maliciosa será executada e o malware obterá o controle sobre seu computador.
- Nunca use pendrives USB desconhecidos: *NUNCA* conecte pendrives ou outros dispositivos de armazenamento ao seu computador se você não souber qual é a procedência deles. Os cibercriminosos podem infectar um dispositivo de armazenamento e colocá-lo em um local público para atrair usuários.
- Mantenha programas e sistemas operacionais com as atualizações de segurança mais recentes: a atualização regular de programas e do sistema operacional ajuda na proteção contra malware. Ao realizar atualizações, certifique-se de obter os patches de segurança mais recentes. Isso torna mais difícil para os cibercriminosos explorar as vulnerabilidades dos seus programas.
- Use apenas fontes de download conhecidas: para minimizar o risco de baixar um ransomware, nunca faça download de software ou arquivos de mídia em sites desconhecidos. Confie em sites verificados e confiáveis para fazer downloads. Sites desse tipo podem ser reconhecidos por selos de confiança. Certifique-se de que a barra de endereço do navegador da página que você está visitando usa "https" em vez de "http". Um escudo ou símbolo de cadeado na barra de endereço também pode indicar que a página é segura. Tenha cuidado também ao baixar qualquer coisa em seu dispositivo móvel. Você pode confiar na Google Play Store ou na Apple App Store, dependendo do seu aparelho.
- Use serviços de VPN em redes Wi-Fi públicas: O uso consciente de redes Wi-Fi públicas é uma medida de proteção sensata contra ransomware. Ao utilizar uma rede Wi-Fi pública, o seu computador fica mais vulnerável a ataques. Para se manter protegido, evite usar redes Wi-Fi públicas para realizar transações confidenciais ou, então, use um serviço de VPN segura.
Gestão da Segurança da Informação
sgsi@lncc.br
Serviço de Comunicação Institucional
secin@lncc.br