Notícias
QUERO-QUERO CIÊNCIA. Jogos olímpicos: Sistema SAHA e o acompanhamento de atletas de alto desempenho
No Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) esporte também é ciência!
A computação científica tem revolucionado a forma como encaramos o esporte, especialmente quando falamos de alto rendimento. Ao integrar diversas áreas do conhecimento, como estatística, física, engenharia e ciência da computação, essa disciplina oferece ferramentas poderosas para otimizar o desempenho dos atletas e auxiliar na tomada de decisões estratégicas.
Desenvolvido pela equipe do Data Extreme Lab (DEXL-LNCC), o sistema SAHA é um software para acompanhar atletas de alto rendimento e permite que os treinadores registrem e analisem as mudanças nas condições dos atletas ao longo do tempo, incluindo batimentos cardíacos, níveis de glicose e lactose e até mesmo seu estado psicológico.
Ou seja, a análise biomecânica do movimento dos atletas permite identificar e corrigir desequilíbrios musculares, prevenir lesões e otimizar a técnica. O monitoramento de parâmetros fisiológicos, como frequência cardíaca e consumo de oxigênio, permite avaliar o estado de forma dos atletas e ajustar os treinos de acordo com suas necessidades. Inclusive, a análise de dados psicológicos permite identificar os fatores que influenciam o desempenho mental dos atletas e desenvolver estratégias para melhorar a concentração, a motivação e a gestão do estresse.
É um desafio que requer o desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar juntando várias técnicas e pesquisa científica para o suporte aos atletas e equipe. A coleta e análise de grandes volumes de dados sobre o desempenho dos atletas permitem identificar padrões, tendências e pontos fortes e fracos. Essa informação é crucial para personalizar os treinos e prevenir lesões.
Assim, através de simulações computacionais, é possível testar diferentes estratégias e equipamentos antes de implementá-los na prática. Isso reduz custos e riscos, além de otimizar o tempo de treinamento.
Essas informações podem ser usadas para ajudar os treinadores a desenvolverem planos de nutrição e treinamento mais eficazes para os atletas. O sistema SAHA foi usado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para acompanhar os atletas brasileiros durante os Jogos Olímpicos de 2016.
De acordo com o Coordenador DEXL-LNCC, Fábio Porto, o sistema está disponível para a comunidade de atletas de alto rendimento. Mais recentemente, o SAHA está em avaliação pelo Laboratório de Pesquisa em Ciências do Exercício e Performance (LABOCE) da Marinha.
“O SAHA é uma ferramenta valiosa para atletas de alto rendimento e seus treinadores. Ele pode ajudar os atletas a alcançarem seu potencial máximo e a conquistar medalhas nas Olimpíadas e em outras competições internacionais”, completa o Coordenador do DEXL.
Ao fornecer ferramentas adequadas para analisar grandes volumes de dados, simular diferentes cenários e otimizar recursos, ajudamos os atletas a alcançar um novo patamar de desempenho e a levar o esporte a um nível cada vez mais alto de profissionalismo. E assim, a computação científica transforma o esporte em uma ciência de dados.
Ficou interessado? Entre em contato para saber mais: https://dexl.lncc.br/
O LNCC parabeniza todos os atletas brasileiros pela performance e pelas conquistas nos jogos olímpicos de 2024!
Créditos
Anmily Paula Martins (SECIN-LNCC), Fábio Porto (DEXL-LNCC) Graziele Soares (SECIN-LNCC), Tathiana Tapajóz (SECIN-LNCC).
O Quero-Quero Ciência é um ciclo de entrevistas que faz parte das ações de divulgação científica do LNCC
Curiosidade: O pássaro Quero-Quero, ave da família dos Charadriidae, tem os gramados do campus do LNCC como habitat natural
Serviço de Comunicação Institucional
secin@lncc.br