Notícias
QUERO-QUERO CIÊNCIA: 150 anos do nascimento de Santos Dumont (1873-2023), o grande voo da ciência, tecnologia e inovação
Na vanguarda do processamento de alto desempenho no país, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) conta com um valioso recurso computacional disponível para a comunidade científica, cujo nome foi inspirado no famoso inventor e aviador brasileiro, Alberto Santos Dumont. E hoje, 20 de julho de 2023, o LNCC celebra os 150 anos de seu nascimento.
Ousado e imaginativo, Santos Dumont era apaixonado por máquinas. “Máquinas, bielas, roldanas, polias, correias, hélices: companheiros inseparáveis de um menino que sonhava em ver o mundo bater asas”.(COHEN, 2006)
Santos Dumont , uma vez em Paris, mergulhou em um cenário onde invenções científicas o impulsionaram, levando os seus conhecimentos e experimentos a outro patamar. E todos, de uma forma ou de outra, especialmente nós brasileiros, somos imensamente agradecidos por isso. O jovem inventor, consagrou-se um importante inventor e o “Pai da Aviação”.
Crédito: Imagem google
Com o espírito do célebre inventor, o supercomputador do LNCC, o Santos Dumont, surge no cenário científico brasileiro com o desejo de querer fazer a ciência voar.
Considerado o maior computador da América Latina é dedicado à pesquisa científica e tecnológica nacional e está, pela segunda vez, no Top 500 do mundo, e sua capacidade computacional é de 5 Petaflops, ou seja, 5 quatrilhões de operações matemáticas por segundo. Por assim dizer, equivale à capacidade computacional de mais de 10.000 computadores de mesa.
O supercomputador Santos Dumont fabricado pela empresa francesa ATOS/BULL foi o primeiro computador do país a atuar em petaescala (capacidade de realizar mais de 10¹5 operações por segundo). Devido a sua infraestrutura atua como nó central do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho.
Para os pesquisadores que demandam computação de alto desempenho, o Supercomputador SD trouxe a possibilidade de reduzir o tempo de processamento e acelerar a análise e dados, a simulação de problemas e os resultados de suas pesquisas.
No Supercomputador SD são processados dados de pesquisas do LNCC e diversas instituições de ensino, científicas e tecnológicas. Por exemplo, a área aeroespacial utiliza os recursos computacionais em um “projeto da UNICAMP em colaboração com pesquisadores da Boeing e da Nasa, onde é investigado o ruído aeroacústico gerado por aeronaves, um dos problemas mais importantes da aviação em relação ao impacto ambiente”.
O supercomputador auxilia no desenvolvimento de pesquisas em inteligência artificial como machine learning e deep learning , ferramentas de transformação digital baseadas em identificação de padrões por meio de algoritmos.
“As áreas de ciência dos materiais e saúde são as duas das que mais utilizam o supercomputador e têm um número enorme de aplicações, desde o desenvolvimento de vacinas, antibióticos e outros medicamentos, até compostos com propriedades de interesse industrial como resistência e transparência.”.
- Quer saber por que o supercomputador Santos Dumont tem esse nome? https://youtu.be/Wf79SAFH7o0
“ As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso ”
Santos Dumont
Créditos
Anmily Paula Martins (SECIN-LNCC), Graziele Soares(SECIN-LNCC) e Tathiana Tapajóz (SECIN-LNCC) com a participação de Wagner Vieira Léo (COTIC-LNCC)
*O texto acima conta com a contribuição de informações e dados de materiais produzidos no LNCC para fins de divulgação sobre a instituição e o supercomputador.
Cohen, Marlene, Santos-Dumont: Sim, Sou Eu, Alberto. São Paulo.Editora Globo.2006.
O Quero-Quero Ciência é um ciclo de entrevistas que faz parte das ações de divulgação científica do LNCC
Curiosidade: O pássaro Quero-Quero , ave da família dos Charadriidae , tem os gramados do campus do LNCC como habitat natural
Serviço de Comunicação Institucional