Notícias
Proteção de Dados - Vírus
Dando continuidade à Campanha de Divulgação e Conscientização de Segurança da Informação do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), registra-se que processo de conscientização e divulgação faz parte dos esforços do LNCC em promover a cultura de segurança da informação entre os seus colaboradores e, desta forma, atender aos requisitos da IEC/ISO 27001.
O LNCC busca reduzir os riscos relacionados à falta de entendimento das regras de segurança, que podem levar a vários tipos de violações e incidentes de segurança tais como: acesso não autorizado às informações e mídias; erros operacionais; roubo de informações e mídias. Os temas a serem abordados no mês de Janeiro/2023 estão ligados a como manter a proteção de dados tanto em aparelhos pessoais, quanto em dispositivos usado na rotina de trabalho.
O que é?
O vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Os vírus podem prover os mecanismos necessários para que um invasor possa ter acesso a sua máquina, aos seus dados e as informações da organização. Atualmente os maiores riscos gerados são o roubo ou sequestro de dados e a divulgações de informações sensíveis.
Como ocorre?
Para que o vírus se torne ativo e possa dar continuidade ao processo de infecção, ele depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.
Antigamente, o principal meio de propagação do vírus era o disquete. Mas com o passar do tempo, estas mídias começaram a não ser mais eficaz e surgiram novas maneiras, como o envio de e-mail.
Há diferentes tipos de vírus. Alguns permanecem ocultos, outros infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem conhecimento do usuário.
Previna-se
- Mantenha seu equipamento atualizado, use apenas programas originais e tenha sempre a versão mais recente dos programas instalados;
- Instale um antivírus, configure-o para verificar automaticamente toda e qualquer extensão de arquivos, arquivos anexados aos e-mails, obtidos pela internet e os discos rígidos e as unidades removíveis;
- Use um firewall pessoal;
- Faça backups regularmente para proteger seus dados;
- Seja cuidadoso ao clicar em links, não considere que mensagens vindas de conhecidos são sempre confiáveis.
- Não instale aplicativos de contes desconhecidas. Faça o uso das ferramentas oferecidas pelo próprio sistema operacional para realizar o download e instalação de aplicativos, como por exemplo o "Microsoft Store"
Ilustração
Image by storyset on Freepik
Gestão da Segurança da Informação - sgsi@lncc.br
Serviço de Comunicação Institucional - secin@lncc.br