Notícias
O Laboratório Nacional de Computação Científica LNCC/MCTI assina Memorando de Entendimento com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES
O Laboratório Nacional de Computação Científica LNCC/MCTI assinou na presente data, dia 23 de junho, um Memorando de Entendimento com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES, entidade sem fins lucrativos criada em 1989, que congrega as Instituições Federais de Ensino Superior do país.
O referido Acordo cria o Programa LNCC de Embaixadores do Supercomputador Santos Dumont, definindo a presença de um ponto focal do LNCC nas instituições de ensino e pesquisa de todo o país. Indicados pelas Pró-Reitorias, o principal papel do Embaixador será colaborar com os grupos locais em suas submissões de projetos para uso do supercomputador Santos Dumont, alimentar o diálogo permanente com a equipe técnico-científica do LNCC e estimular a parceria institucional. O programa estará em contínuo aprimoramento, podendo inserir outros recursos computacionais e parceiros em seu escopo.
A Rede de Embaixadores, que será formada a partir da assinatura do Acordo, receberá treinamento do LNCC e será formada por agentes facilitadores e promotores das Chamadas de Submissão de Projetos. A intenção é promover as ações do LNCC, reforçar seu caráter nacional e levar a todos os Estados e Distrito Federal, as informações precisas quanto ao uso de supercomputadores, em particular o supercomputador Santos Dumont, que está pela segunda vez no TOP 500 do Mundo, sendo o computador de maior capacidade computacional no Brasil dedicado exclusivamente à pesquisa científica.
Créditos
Simone Elias (DIR-LNCC); Antonio Tadeu de Azevedo (LNCC)
Serviço de Comunicação Institucional (SECIN-LNCC)