Notícias
LNCC na ISC High Performance 2024
A conferência realizada em Hamburgo, Alemanha, encontro global anual para provedores e usuários de tecnologia HPC, tem como objetivo fomentar o crescimento dessa comunidade.
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) foi representado pela Dra. Carla Osthoff, que atua na pesquisa de Computação de Alto Desempenho no LNCC, sendo também professora no Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar do LNCC, membro do Comitê Consultivo do Supercomputador Santos Dumont, coordenadora do Setor de Processamento de Alto Desempenho do LNCC, do Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (CENAPAD) do Laboratório e de vários projetos colaborativos na área de HPC. Suas pesquisas possuem como foco a Computação de Alto Desempenho, a Programação Paralela e as otimizações de desempenho de aplicações científicas.
“Fiquei muito honrada pelos convites recebidos pelo organizador da sessão sobre HPC na América Latina; Bernd Mohr, diretor da divisão de Aplicações do Centro de Supercomputação Julich, para apresentar uma palestra sobre o Supercomputador Santos Dumont; pela pesquisadora Silvina Grad-Freilich, da MathWorks, para apresentar uma palestra, na sessão “Women in Data Science”, sobre o Supercomputador Santos Dumont e sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo LNCC para atrair mulheres na área de HPC. A sessão também contou com a participação das pesquisadoras da área de HPC, Michela Taufer, da Universidade de Tennessee katherine Yelick, da Universidade da Califórnia, Berkeley; e pela organizadora do painel "Super(Computer) Heroes, Karina Pešatová da Technical University of Ostrava, para representar o LNCC e a América Latina em conjunto com pesquisadores de HPC de diversos países.
A conferência possibilitou diversas reuniões sobre colaborações entre o LNCC e as instituições; INESCT-TEC, de Portugal, Barcelona Supercomputer Center, da Espanha e SCALAC, da América Latina.”, ressalta Carla Osthoff.
O evento reuniu mais de 3.000 participantes internacionais para trocar ideias e conhecimentos sobre os desafios de reinventar a computação de alto desempenho. O programa abordou tecnologias emergentes, novas formas de interação entre HPC, IA e Computação Quântica. As discussões incluíram realizações e perspectivas por fornecedores, prestadores de serviços e usuários que acompanham as mudanças no cenário da HPC. A partir deste ano, a conferência incluiu também a participação de profissionais que atuam no aprendizado de máquina, na análise de dados e na computação quântica.
Para saber mais, acesse: https://www.isc-hpc.com/
Serviço de Comunicação Institucional