Notícias
A pesquisa será na área de Bioinformática e Modelagem Computacional e Molecular
Novo prazo para chamada pública de Pós-doutorado no exterior se encerra dia 20 de julho de 2022
O Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC (unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI), está com processo seletivo aberto até 20 de junho, para bolsa de pós-doutorado, voltados para o cumprimento de missões, visando o estudo no exterior e atuação no grupo de Bioinformática da Universidad Nacional Autonoma de Mexico (UNAM), em Mérida Yucatán, México.
A bolsa faz parte do Programa CAPES de Cooperação Estratégica com o Sul Global – COOPBRASS e terá o valor de US$2.100,00 (dois e mil e cem dólares mensais + auxílio instalação + auxílio deslocamento + auxílio seguro saúde, valores pagos segundo Portaria CAPES no 1, de 3 de janeiro de 2020).
Com início em novembro de 2022 e vigência de 12 meses, o programa oferecerá o desenvolvimento de pesquisa científica intitulado: “Abordagem integrativa e multi-ômica na priorização de alvos contra patógenos de importância clínica”, coordenado pela pesquisadora do LNCC, Marisa Fabiana Nicolás.
O projeto exige o cumprimento de algumas atividades, dentre eles trabalhar junto com a equipe multidisciplinar em bioinformática, computação e biotecnologia, ter interesse em redes metabólicas e regulatórias, modelagem estrutural de proteínas e aprendizagem de máquina. A pesquisa atua na integração de dados genéticos, estruturais, e ômicos aplicando métodos bioinformáticos, computacionais e biotecnológicos para priorizar alvos moleculares e gerar novas abordagens terapêuticas contra principais patógenos clínicos (Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Klebsiella pneumoniae).
As posições PD estarão sob a supervisão dos professores: Marisa Fabiana Nicolas (LNCC/MCTI http://lattes.cnpq.br/0717161560405537) e Ernesto Perez-Rueda (https://openwetware.org/wiki/User:Ernesto_Perez-Rueda).
Os interessados podem acessar o edital completo em anexo.