Notícias
LNCC completa 41 anos
Neste mês, o Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC (unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI) completa 41 anos de contribuição com a Ciência e com o desenvolvimento do país. Uma história que começou a ser escrita na década de 70, quando um grupo de cientistas do Laboratório de Cálculo, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF, deu início às atividades do Laboratório de Computação Científica. Um laboratório que rendeu estudos pioneiros no Brasil e que deu início ao que hoje conhecemos como uma das instituições mais importantes em Computação Científica e Modelagem Computacional do mundo.
É do LNCC, por exemplo, a primeira conexão de internet em rede acadêmica no país. Hoje, a instituição está à frente das principais pesquisas voltadas para o mapeamento genético do novo Coronavírus. Uma atuação que conta, desde de 2016, com o processamento de alto desempenho do Supercomputador Santos Dumont, o maior da América Latina - voltado para pesquisa científica, com capacidade de processar 5,1 quatrilhões de operações matemáticas por segundo.
Localizado em Petrópolis-RJ, o LNCC é também um importante centro de capacitação, tendo formado 185 mestres e 146 doutores, com dissertações e teses premiadas. Cientistas responsáveis por um número cada vez maior de publicações em periódicos nacionais e internacionais. O LNCC ainda contribui com a inovação tecnológica e a transferência de tecnologia desempenhando papel fundamental junto à sociedade civil por meio da Incubadora de Empresas.
Diante de tantas realizações alcançadas nas últimas quatro décadas e de tantas que ainda estão por vir que desejamos parabéns a todos aqueles que ajudaram a construir essa história de sucesso.