Notícias
INRIA e LNCC, nova parceria franco-brasileira de pesquisa e cooperação
O Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC e o Instituto Nacional de Pesquisa Francês para Ciência e Tecnologia Digital, INRIA, assinaram acordo de cooperação científica de alto nível em computação de alto desempenho (HPC), Big Data e inteligência artificial.
Dentre as áreas de interesse, estão: energia, saúde, meio ambiente, biologia, medicina, agronomia, nanotecnologias, cidades inteligentes, etc. A cooperação poderá envolver outros institutos de pesquisa e universidades.
A parceria poderá resultar na criação de um laboratório internacional do INRIA com o Brasil.
Pelo lado brasileiro, Frédéric Valentin, Pesquisador Sênior do LNCC e Presidente Internacional do INRIA informou que "vários pesquisadores do LNCC começaram suas carreiras no INRIA nos anos 1990, rendendo a criação de várias equipes associadas ao INRIA-LNCC em áreas na vanguarda da modelagem computacional. Essa parceria, juntamente com outros parceiros brasileiros e europeus, no projeto Computação de alto desempenho para energia (HPC4E), financiado pelo programa H2020 EC, foi altamente frutífera. Atualmente, uma mudança completa de paradigma está em andamento na simulação e modelagem computacional com a incorporação de técnicas modernas em IA, Big Data e HPC. Esta nova parceria internacional entre o INRIA e o LNCC visa fornecer respostas fundamentais a esses novos desafios para aplicações científicas reais.
Pelo lado francês, Patrick Valduriez, Diretor de Pesquisa do INRIA e Chefe da equipe do projeto ZENITH informou que "essa parceria internacional de pesquisa é uma continuação da excelente colaboração que existe há muitos anos entre o INRIA, o LNCC e as principais universidades brasileiras. Por exemplo, um dos principais resultados da colaboração foi a organização do VLDB, a principal conferência internacional em bancos de dados, em 2018 no Rio de Janeiro. O programa de pesquisa é oportuno e aborda temas importantes em HPC, big data e IA. A parceria fortalecerá a colaboração de longo prazo necessária para enfrentar os principais desafios do programa de pesquisa.