75ª Reunião Anual da SBPC - EXPOT&C - CURITIBA/PR
-
Programação
Dentro da nova proposta do MCTI, o LNCC propõe um circuito de visita demonstrando de forma lúdica, a memória da instituição; as pesquisas em desenvolvimento; os grupos de pesquisas e suas atuações, utilizando também o jogo de tabuleiro elaborado para essa finalidade; a importância da Biblioteca e suas curiosidades; seus recursos tecnológicos; ressaltando as contribuições do Supercomputador SD para o desenvolvimento da ciência; a formação de recursos humanos com os cursos oferecidos pela Pós-graduação, o Programa de Verão; a aplicação de inteligência artificial para cidades inteligentes; sempre adaptando a linguagem ao público visitante.
ATIVIDADE 01
Grupo: HeMoLab
Nome da atividade: Modelo do Sistema Cardiovascular
Resumo e finalidade atividade: A ideia é levar modelos das artérias laterais direita e esquerda e das coronárias impressas em 3D, para que todos possa perceber a diferença entre elas e entender como trabalhamos no HeMoLab. Para complementar, temos vídeos dos modelos já construídos do sistema cardiovascular, que ficarão em televisores para mostrar na prática como funciona os modelos criados e em que são utilizados.
Participantes: Diovana Mussolin
Material necessário de apoio para a atividade: uma TV, Notebook, mesa expositorATIVIDADE 02
Grupo: Modelagem Molecular de Sistemas Biológicos (GMMSB)
Nome da atividade: O processo de interação entre um fármaco e seu alvo terapêutico
Resumo e finalidade atividade: A atividade busca introduzir conceitos básicos sobre como os medicamentos atuam no corpo humano ao nível molecular. Utilizando vídeos de simulações do processo de interação entre um fármaco e uma proteína associada a uma determinada doença, a atividade tem como objetivo geral proporcionar uma compreensão inicial sobre os mecanismos de ação dos medicamentos. Serão abordados conceitos como sítio de ligação, afinidade e seletividade, demonstrando como os medicamentos podem se ligar a proteínas específicas e modular sua atividade biológica. A profundidade das explicações pode ser adaptada de acordo com o público específico, sendo que a finalidade principal da atividade é despertar o interesse e a curiosidade sobre o tema, destacando a importância da modelagem no desenvolvimento de medicamentos para o tratamento de doenças. Por fim, também teremos um modelo 3D impresso da proteína e do fármaco, e os participantes terão a oportunidade de interagir e visualizar de forma tangível esses componentes.
Participantes: Ana Luiza Martins Karl, Matheus Müller Pereira da Silva
Material necessário de apoio para a atividade: Computador ou Notebook, Cabo HDMI, Televisão.ATIVIDADE 03
Grupo: Grupo de Modelagem Molecular de Sistemas Biológicos (GMMSB)
Nome da atividade: Simulando a evolução biológica no computador
Resumo e finalidade atividade: Esta atividade tem como propósito ilustrar, por meio de animações, os conceitos e mecanismos da evolução biológica, demonstrando como eles podem ser programados e modelados no ambiente computacional. Os participantes serão expostos a uma simulação na qual indivíduos virtuais vivem em um ambiente com recursos limitados, podendo se alimentar, se reproduzir, morrer e sofrer mutações. Além disso, os indivíduos possuem características, como velocidade, tamanho e raio de visão. Durante a atividade, os participantes poderão observar a dinâmica da mudança nas características populacionais ao longo das gerações, impulsionadas pelas pressões seletivas e pelo mecanismo de seleção natural.
Participantes: Ana Luiza Martins Karl, Matheus Müller Pereira da Silva
Material necessário de apoio para a atividade: Computador ou Notebook, cabo HDMI, Televisão.ATIVIDADE 04
Grupo: Inteligência Artificial
Nome da atividade: Geração de Imagens Usando Inteligência Artificial
Resumo e finalidade atividade: Esta atividade busca introduzir conceitos de Inteligência Artificial (IA) utilizando demonstrações de modelos de geração de imagens por texto, como DALL-E e MidJourney. Os participantes poderão submeter seus "prompts" (comandos em linguagem natural) para gerar diferentes tipos de imagens em tempo real durante a atividade. A IA tem revolucionado diversas áreas de estudo e tem tido um impacto cada vez maior na vida de todos nós. Com esta atividade, espera-se despertar no público a curiosidade sobre como funcionam os modelos de IA e seus possíveis impactos (tanto positivos quanto negativos), aliado à introdução de conceitos como aprendizado de máquina, conjuntos de dados e modelos generativos.
Participantes: Ana Luiza Martins Karl, Matheus Müller Pereira da Silva, Diovana Mussolini
Material necessário de apoio para a atividade: Computador ou Notebook, Televisão, Cabo HDMI.ATIVIDADE 05
Grupo: Inteligência Artificial
Nome da atividade: Aplicação computacional para cidades inteligentes
Resumo e finalidade atividade: Cada vez mais presente no dia a dia da população, a aplicação da inteligência artificial pode ser vista na área de saúde, segurança, monitoramento de eventos e etc. O público poderá ver a leitura e identificação de indivíduos por sensor de calor e medidas.
Participantes: Equipe analistas e pesquisadores ATOS em parceria com a equipe do LNCC
Material necessário de apoio para a atividade: TV, Internet, Suporte para colocação de câmerasATIVIDADE 06
Grupo: Divulgação C&T
Nome da atividade: Oficina de Programação Interativa
Resumo e finalidade atividade: Esta atividade tem por objetivo introduzir ao público a programação de computadores de maneira lúdica e interativa. A programação é uma habilidade cada vez mais importante no mundo atual, estando presente em diversas carreiras e campos de atuação. Além disso, através da programação é possível desenvolver soluções criativas para problemas e estimular o raciocínio lógico. Esta atividade irá utilizar uma linguagem de programação visual, similar a linguagem Scratch, para desenvolver soluções em um ambiente simulado de animação. Os participantes irão programar interações de diferentes personagens, que podem incluir personagens de desenho animado ou jogos. Os recursos para esta atividade estão disponíveis na plataforma de aprendizado online studio.code.org
Participantes: Ana Luiza Martins Karl, Diovana Mussolin, Matheus Müller Pereira da Silva
Material necessário de apoio para a atividade: Internet, Computador ou Notebook, Televisão, cabo HDMI.ATIVIDADE 07
Grupo: Divulgação C&T
Nome da atividade: Quiz da Ciência
Resumo e finalidade atividade: O público terá a oportunidade de passar pelos desafios quiz sobre o LNCC, suas ações, pesquisa, sua biblioteca e centro de memória, bem como sobre curiosidades da computação científica no geral utilizando a plataforma Kahoot (e outras para a dinâmica).
Participantes: Anmily Paula Martins, Graziele Soares, Tathiana Tapajós, Patrícia Vieira, Ana Luiza Martins Karl, Diovana Mussolin, e Matheus Müller Pereira da Silva
Material necessário de apoio para a atividade: TV, Notebook (LNCC), Caixa de som portátilATIVIDADE 08
Grupo: Divulgação C&T
Nome da atividade: Rota da Ciência
Resumo e finalidade atividade: o jogo de tabuleiro Rota da Ciência – em duas versões normal e humano, aproximará o público das ações desempenhadas pelos grupos de pesquisa da instituição.
Participantes: Anmily Paula Martins, Graziele Soares, Tathiana Tapajós, Patrícia Vieira, Ana Luiza Martins Karl, Diovana Mussolin, e Matheus Müller Pereira da Silva
Material necessário de apoio para a atividade: Espaço para disposição de mesa com 4 cadeiras, espaço para disposição de tapete-tabuleiro (LNCC) e caixa de som portátil (LNCC)ATIVIDADE 09
Grupo de Pesquisa: Divulgação C&T
Nome da atividade: Segundos Ciência LNCC
Resumo e finalidade atividade: consiste em utilizar tirinhas com textos de até 3 linhas contendo informações sobre ciência no geral, computação e as pesquisas do LNCC. Na dinâmica foi utilizada a passagem de informação por “telefone sem fio” . Ao final, o participante poderá conversar um pouco sobre tema. (Dependendo do tempo disponível, poderá ser adaptado para a distribuição das tirinhas e bate papo objetivo sobre o tema tirado).
Participantes: Anmily Paula Martins, Graziele Soares, Tathiana Tapajós, Patrícia Vieira, Ana Luiza Martins Karl, Diovana Mussolin, e Matheus Müller Pereira da Silva
Material necessário de apoio para a atividade: Tirinhas com informações sobre ciência física e/ou meio digital (LNCC)ATIVIDADE 10
Grupo: Data Extreme Lab (DEXL)
Nome da atividade: Inteligência Artificial e Machine Learning para a Predição de Eventos Extremos na cidade do Rio de Janeiro
Resumo e finalidade atividade: A atividade busca ilustrar de forma didática como utilizamos da Inteligência Artificial e de modelos de Machine Learning para a Predição de Eventos Extremos na cidade do Rio de Janeiro. Utilizando uma apresentação sobre o projeto, que ocorre em parceria com o COR e o Cefet/RJ, a atividade tem como objetivo geral mostrar quais as fontes de dados que são utilizadas, quais os modelos de Machine Learning já desenvolvidos pelo grupo para esse tipo de predição e a importância desse projeto para a sociedade. Ao fim da apresentação, teremos um quiz com o apoio da plataforma Baamboozle onde o público poderá testar o que aprenderam com a apresentação de forma atrativa e dinâmica.
Participantes: Gabriela Moraes
Material necessário de apoio para a atividade: TV e Notebook (LNCC)PALESTRAS
1) Tema: Supercomputador Santos Dumont no cenário das pesquisas científicas Nacionais e Internacionais
Palestrante: Pesquisadora Carla Osthoff2) Tema: A Pós-gGraduação e a formação de recursos humanos para a ciência
Palestrante: Pesquisadora Sandra MaltaObservação: todos os participantes estarão disponíveis para bate-papos e dinâmicas no estilo “Ted Talk” sobre suas pesquisas e atividades.