SPARC4 2023A - Chamada para envio de propostas
Chamada para verificação de ciência usando o instrumento SPARC4
Semestre 2023A
A Comissão de Programas do Observatório do Pico dos Dias (CP-OPD) em conjunto com a equipe do instrumento SPARC4 -- Simultaneous Polarimeter And Rapid Camera in 4 bands -- abrem uma chamada para propostas para verificação de ciência.
O instrumento SPARC4 (Rodrigues et al. 2012) obtém 4 imagens simultâneas em bandas muito similares às g, r, i e z do sistema fotométrico do Sloan Digital Sky Survey (SDSS). Ele pode operar nos modos fotométrico ou polarimétrico. No modo polarimétrico, existem duas configurações que permitem realizar polarimetria linear (lâmina lambda/2) ou linear e circular (lâmina lambda/4). O instrumento permite uma mudança rápida entre os modos de operação. O campo das câmeras científicas é de 5,6 x 5,6 arcmin, com uma escala de placa de aproximadamente 0,34 arcsec/pix. O instrumento conta com um módulo de auto-guiagem que funciona de modo similar ao autoguider da câmera direta do OPD e utiliza o mesmo software. A SPARC4 obteve sua primeira luz em novembro de 2022.
Desde então, algumas missões de comissionamento foram realizadas e o instrumento vem apresentando resultados dentro dos requisitos técnicos e científicos. Neste link apresentamos alguns resultados obtidos na missão de comissionamento de novembro de 2022 e que podem ser utilizados para estimar os erros ou a razão sinal-ruído das observações a serem solicitadas. A redução de dados foi utilizada usando um pacote de redução em Python acessível em https://github.com/sparc4-dev/astropop.
As missões de verificação de ciência do semestre 2023A ocorrerão de 01 a 13 de junho e 06 a 12 de julho de 2023, com os primeiros dias de cada missão (três em junho e dois em julho) com prioridade para execução de atividades de comissionamento. A execução dos projetos é de responsabilidade da equipe da SPARC4 e ocorrerá com risco compartilhado, isto é, o projeto pode não ser executado devido a fatores como condições meteorológicas ou eventuais problemas instrumentais.
O prazo para submissão de projetos para esta chamada é 10 de maio de 2023 às 17:00 horas.
A submissão deve ser feita usando este formulário. Recomenda-se que os projetos evitem configurações instrumentais fora do padrão (ex. binagem de pixels, CCD no modo EM, sub-imagem, etc.).
A seleção de projetos será realizada por um comitê composto por membros da CP-OPD e pesquisadores da equipe da SPARC4. Os projetos serão selecionados de modo a cobrir os vários modos operacionais da SPARC4 e classificados em ordem de prioridade para execução em função de seus objetivos científicos e perspectivas de resultados rápidos. O comitê poderá sugerir adequação das configurações instrumentais para otimizar a utilização compartilhada das calibrações instrumentais e para garantir que os dados possam ser reduzidos pelo pipeline da SPARC4. Os projetos aprovados serão tornados públicos na página da CP-OPD.
Espera-se que o proponente tenha disponibilidade para uma redução rápida dos dados de modo a poder dar um retorno de sua qualidade para a CP-OPD em poucos meses. Solicita-se que os responsáveis por projetos executados enviem para a CP-OPD (que repassará à equipe da SPARC4) uma pequena avaliação dos dados, que inclua alguns resultados e cite a ferramenta de redução utilizada. A equipe da SPARC4 reserva-se o direito de usar os dados obtidos para testes do pipeline de redução de dados. Os resultados não serão tornados públicos ou usados em publicações sem o explícito consentimento do proponente da proposta.
Os dados obtidos através desta chamada terão um período de propriedade exclusiva dos autores da proposta de 6 meses.
Recomenda-se fortemente que as pessoas da equipe da SPARC4 envolvidas na obtenção dos dados e eventualmente em sua redução sejam incluídas como co-autores de publicações envolvendo os dados obtidos através desta chamada.
Abaixo nome dos membros do Comitê de analise:
- Alejandra Romero (UFRGS & CP-OPD)
- Claudia Vilega Rodrigues (INPE & SPARC4) - Presidente
- Eder Martioli (LNA & SPARC4)
- Eduardo Rondón (ON & CP-OPD)
- Laerte Brandão Paes de Andrade (LNA & SPARC4)
- Luciano Fraga (LNA & SPARC4)