Notícias
O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tornou pública nesta terça-feira, dia 10 de outubro, a abertura de inscrição para seu concurso público de provas e títulos.
O Diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica LNA torna pública a convocação de todos os interessados e da comunidade em geral para a audiência pública de sorteio das vagas dos cargos de Pesquisador e Tecnologista, a serem preenchidas por candidatos portadores de deficiência e candidatos negros e pardos.
O Programa de Capacitação Institucional (PCI) é um programa patrocinado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e operacionalizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo do PCI é ampliar e aprimorar os serviços técnicos-científicos oferecidos pelos institutos de pesquisa vinculados ao MCTI, como o LNA.
O LNA, através da SAB, vem consultar seu interesse no envolvimento do Brasil no projeto "Habitable Worlds Observatory" - HWO (antigo LUVOIR - Large UV/Optical/Infrared Surveyor), da NASA. O principal objetivo científico do telescópio, como o nome indica, é a procura de "mundos habitáveis", pesquisando planetas na zona habitável de suas estrelas, para obter propriedades físicas de suas superfícies e de sua atmosfera. O HWO abrangerá casos científicos importantes também em cosmologia e evolução de galáxias.
Solstício de inverno: a noite mais longa do ano
O nome dele é 2023 LZ. Ele é classificado com um NEO Apollo. O que ele é, afinal?
Desde a descoberta em 1995 de um planeta orbitando uma estrela que não o Sol, a pesquisa em exoplanetologia tem revolucionado nosso conhecimento dos sistemas planetários. O instrumento SPIRou, instalado no Telescópio Canadá-França-Havaí, contribui para esses resultados, em particular, observando possíveis planetas identificados pelo observatório espacial TESS da NASA. Combinando dados de ambos os instrumentos, uma equipe internacional, liderada pelo Instituto de Astrofísica de Paris (IAP) em colaboração com o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA-MCTI), descobriu o exoplaneta TOI-1695 b, um pequeno planeta revelado pelo SPIRou em torno de uma estrela menos massiva e mais fria que o Sol, classificado como um planeta do tipo sub-Netuno. Esses resultados ajudam a entender melhor esse tipo de planeta que não existe no Sistema Solar.
Uma equipe internacional liderada pela Universidade de Montreal e com a participação do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI) anuncia a descoberta de um exoplaneta potencialmente coberto de água, um alvo ideal para o Telescópio Espacial James Webb.
O Observatório do Pico dos Dias divulgou dia 5 de julho imagens de um meteoro brilhante que passou pela região na noite de 4 de julho.
Os astrônomos acreditam que na busca por mundos habitáveis fora do nosso sistema solar, as maiores e melhores oportunidades podem ser encontradas em torno das estrelas menores e mais frias da redondeza, que são chamadas de Anãs-M. Estes objetos possuem uma pequena fração da massa e luminosidade do Sol, porém são 10 vezes mais numerosos no nosso entorno.
O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI), representado pelo pesquisador Dr. Eder Martioli, participou de uma importante pesquisa científica em que foi descoberto um grande número de exocometas no sistema planetário da estrela β Pictoris. Essa descoberta forneceu importantes evidências que apontam para um processo de formação planetária em β Pictoris análogo ao que ocorre no Sistema Solar.
A pesquisadora Natália Amarinho, bolsista do LNA, participou do Space for Women Expert Meeting, programa do Escritório das Nações Unidas para Assuntos Espaciais Externos (UNOOSA).
Que tal aprender astronomia e astrofísica enquanto olha para o céu? E quer participar da Semana Espacial Brasil-Japão? Vem com a gente em mais uma edição da transmissão ao vivo “O céu em sua casa: observação remota”!
Uma equipe liderada pelo Instituto de Astrofísica de Paris (IAP) em colaboração com o Laboratório National de Astrofísica (LNA) publicou recentemente estudos sobre o sistema planetário jovem denominado AU Microscopii.
O instrumento SPIRou permitiu medir pela primeira vez a massa do planeta em torno da estrela jovem AU Mic.
O LNA e parceiros de vários locais do Brasil apontarão seus telescópios para o céu e vão compartilhar suas imagens da conjunção de Júpiter e Saturno com todo o público, ao vivo!
O Observatório Nacional realiza, em formato compacto e virtual, a tradicional escola avançada denominada Ciclo de Cursos Especiais (CCE), entre 24 e 27 de novembro. O CCE foi oferecido de modo presencial durante 24 edições. Este ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o ON modificou o formato da escola para oferecê-la de modo remoto. A atividade é promovida pela Divisão de Programas de Pós-Graduação do ON e voltada a estudantes e pesquisadores das áreas de Astronomia, Astrofísica e Cosmologia.
Sobral é uma cidade de mais de 205.000 habitantes no Estado do Ceará, Nordeste do Brasil. Localiza-se a 235 Km de Fortaleza e tem mais de 245 anos.
O laboratório Nacional de Astrofísica-LNA, instituição de pesquisa do Ministério de Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações, localizado no município de Itajubá-MG comunica aos interessados que esta doando bens moveis diversos.
Objeto: pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação que visem gerar empreendimentos e soluções de base tecnológica, tendo como principal objeto o Grafeno.
A estrela é membro de um sistema peculiar de duas estrelas que abre portas para investigações em extremos da Física. Estudo é publicado numa das revistas científicas mais importantes da Astrofísica, a The Astrophysical Journal Letters