Laboratório de Radônio
Descritivo do Laboratório
O Laboratório de Radônio tem como objetivo determinar concentrações e desenvolver técnicas de medição de radônio-222 (Rn-222). Dentre as técnicas já implantadas podem ser destacadas a medição de exalação e concentração de Rn-222 usando carvão ativado e detectores de estado sólido de traço nuclear (SSNTD) e utilização do Monitor Alpha Guard para medição do Rn-222 em solo, água e ar. O Laboratório ainda realiza medições da concentração de radionuclídeos naturais por espectrometria gama de alta resolução e mapeamento de taxa de exposição à radiação gama em grandes áreas. O Laboratório participa de programas de intercomparação laboratorial da PHE (Public Health England), BfS (German Federal Office for Radiation Protection), da empresa ERA, entre outros.
Missão
Análise da concentração de radônio e radionuclídeos naturais emissores gama em meios e ambientes diversos, além da exposição à radiação gama externa, gerando informação e conhecimento para a sociedade civil regional e comunidade científica.
Visão
O Laboratório de Radônio pretende ser visto como um time de excelência no LAPOC e na CNEN, sendo referência em sua área de atuação, desenvolvendo suas atividades com alta produtividade, qualidade, espírito de cooperação e com foco na inovação, atuando ainda de forma ativa na sociedade por meio da produção de conhecimento e difusão de informação.
Projetos e Atividades
PROJETO: O Rn-222 como traçador natural no estudo de transporte de gases no interior de pilhas de estéreis de mineração
Utilizar o Rn-222 como traçador natural de oxigênio nos estudos de transporte de ar no interior de pilhas de estéreis de mineração. Destaca-se que a drenagem ácida de mina – DAM é caracterizada pela reação da pirita, presente na maioria das pilhas de estéreis da INB – Caldas, com a água e oxigênio, formando água ácida.
PROJETO: Implantação da NBR/IEC ISO 17025 para análise de radônio por detector de estado solido de traços nucleares
Implantar um programa de controle de qualidade técnica SSNTD (solid state nuclear track detector) utilizada para análise da concentração de radônio no ar. A técnica SSNTD tem sido utilizada pelo Laboratório de Poços de Caldas/CNEN no seus estudos da concentração deste radionuclídeo dentro de residências.
PROJETO: Determinação do potencial de radônio geogênico - GEORP no município de Poços de Caldas
Determinar o valor potencial de transferência para o ambiente através de dois principais parâmetros, permeabilidade de gás no solo e concentração de radônio, correlacionando estes com a geologia local e regional, a fim de se obter um mapeamento de potencial de radônio geogênico.
PROJETO: Implantação da NBR ISO/IEC 17025 para o procedimento de espectrometria gama de alta resolução para a medição de Ra-228, Ra-226 e Pb-210 em solo e sedimento
Este projeto tem como finalidade o estabelecimento de um sistema de garantia da qualidade no LAPOC visando sua acreditação conforme ISO/IEC 17025, nas determinações de Ra-226, Ra-228 e Pb-210 em amostras ambientais de sedimento e solo através da técnica de espectrometria gama de alta resolução.
PROJETO: Projeto Radônio no Planalto de Poços de Caldas
Avaliar a exposição ao radônio da população residente no planalto de Poços de Caldas. O trabalho envolve, entre outras, a monitoração em residências da zona urbana e rural dos municípios de Andradas, Caldas e Poços de Caldas em duas campanhas primavera/verão e outono/inverno.
ATIVIDADE: Realização de análise de concentração de radônio no ar e de radionuclídeos naturais emissores gama em solo e sedimento
Análise de concentração de radônio no ar referente ao Projeto Poços de Caldas. Foram realizadas análises em solo e sedimentos de diversas procedências. Análises de padrões, materiais de referência para creditação da ISO 17025.