Gerência da Qualidade
A Gerência da Qualidade do LAPOC é o setor criado a partir da decisão gerencial de que algumas atividades analíticas do LAPOC careciam de serem acreditadas na norma de qualidade em laboratórios - ABNT NBR ISO/IEC 17025. A Gerência da Qualidade é o setor responsável por acompanhar e gerir todos os assuntos relacionados ao Sistema de Gestão do LAPOC.
Desde a criação deste setor, novas demandas relacionadas à normatização, documentação e implementação de rotinas técnico-administrativas do LAPOC foram surgindo.
Acreditação do LAPOC na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017
O processo de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade foi iniciado em 2011. Desde então, o LAPOC passou por um período de capacitação para implementação do mesmo, incluindo a realização de ensaios de validação, participação em programas de proficiência e auditorias internas. A avaliação formal pela Comissão Geral de Acreditação do Inmetro ocorreu em setembro de 2016.
Finalmente, o LAPOC foi oficialmente notificado em 06 de janeiro de 2017 pela Comissão Geral de Acreditação do Inmetro de sua acreditação na norma de qualidade em laboratórios ISO/IEC 17025. Esta certificação consiste na expressão formal do reconhecimento da competência do LAPOC na realização de serviços de análise químicos e radiométricos específicos. A partir de janeiro de 2017, o LAPOC passou também a integrar a RBLE - Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio -, com base no escopo de número 1225. Trata-se de um processo inédito, uma vez que a Comissão Geral de Acreditação do Inmetro concedeu a acreditação pela primeira vez no Brasil na categoria de ensaios de medição de radiação ionizante ao Laboratório de Poços de Caldas da CNEN.
"A acreditação encerra com total êxito um ciclo iniciado em 2011, a partir da participação de praticamente todos os colaboradores do LAPOC em vários projetos e açóes de âmbito interno, nacional e internacional para adequação dos serviços analíticos aos exigentes requisitos de qualidade da norma ISO 17025", afirma o gerente da Qualidade do LAPOC, Dr. Rodrigo L. Bonifácio. "Este processo mobilizou praticamente todos os colaboradores do LAPOC e exigiu que até o mesmo a própria pela Comissão Geral de Acreditação do Inmetro tivesse de se adequar para atendimento da demanda solicitada em 2014. A formalização da inédita acreditação em ensaios de radiação ionizante ratifica, ainda, o pioneirismo do LAPOC no setor nuclear brasileiro, em uma história iniciada há mais 40 anos. Apesar do sucesso do processo de acreditação e dos muitos motivos para celebrar, já está posto o desafio de manter e até mesmo ampliar o alcance do Sistema de Gestão. Estou certo que os bolsistas, servidores e terceirizados do LAPOC encontram-se capacitados, motivados e muito dispostos a atingir mais este objetivo de fundamental importância para o setor nuclear brasileiro", complementa.
Escopo de acreditação
O escopo de acreditação do LAPOC pode ser acessado através do link direto para o site da Comissão Geral de Acreditação do Inmetro: http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/docs/CRL1225.pdf
Principais Projetos e Atividades
PROJETO: Acreditação de ensaios químicos e radiométricos em amostras ambientais da indústria mineral na CNEN/LAPOC conforme norma ISO/IEC 17025
Financiado pela FAPEMIG conforme convênio código CEX - APQ-04824-10
Vigência: maio/2011 a maio/2014
PROJETO: REDE DE RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA – SIBRATEC METRORADI
Financiado pela FINEP conforme convênio código nº. 01.10.0650.00
Vigência: 09/12/2010 - 09/12/2015
PROJETO: Formação e estruturação da Rede de Monitoramento Ambiental com foco em exportações - SIBRATEC/REMA
Vigência: 07/08/2012 - 07/08/2015
PROJETO: Strengthening of the Brazilian Regulatory System to Ensure the Safety of Nuclear Fuel Cycle Facilities
Financiado pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), conforme código BRA9057Add Description here.