Ouvidoria
A Ouvidoria é o canal de comunicação direto entre o cidadão e o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), por meio do qual é possível registrar elogios, denúncias, reclamações, solicitações e sugestões, contribuindo para o aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade. A Ouvidoria está vinculada diretamente ao Gabinete da Presidência do JBRJ.
Tipos de Manifestações:
Sugestão: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados.
Elogio: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido.
Solicitação: requerimento de adoção de providência por parte da Administração.
Reclamação: demonstração de insatisfação relativa a serviço público.
Denúncia: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.
Simplifique!: solicitação para simplificar os serviços prestados por qualquer órgão ou entidade federal.
De que forma a Ouvidoria atua:
1 Recebe as manifestações do cidadão;
2 Solicita, quando for o caso, subsídios das áreas competentes desta autarquia;
3 Encaminha, no âmbito de suas competências, a resposta ao cidadão;
4 Sugere internamente a adoção de medidas visando o aperfeiçoamento na prestação do serviço.
Fale com a Ouvidoria:
O registro da sua manifestação será feito por meio do Sistema de Ouvidorias Fala.BR, disponibilizado pela Ouvidoria-Geral da União.
Outros canais de manifestação:
- Telefone: (21) 2274-9360
- Visita pessoal ou carta
Endereço: Rua Jardim Botânico 1008 - Serviço de Atendimento ao Visitante - CEP 22460-000
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto nos feriados.
Ouvidora: Mariana Siqueira Silva
Suplente: Georgina Menezes Macedo
Você conhece o Painel Resolveu?
Trata-se de uma ferramenta que reúne informações sobre as manifestações de ouvidoria (denúncias, sugestões, solicitações, reclamações, elogios e pedidos de simplificação) que a Administração Pública recebe diariamente na Plataforma Fala.BR (http://falabr.cgu.gov.br). Tal ferramenta permite pesquisar, examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa.
Criado pela Controladoria-Geral da União (CGU), o painel visa dar transparência e fornecer dados que auxiliem os gestores na elaboração de diagnósticos dos serviços prestados no âmbito da ouvidoria e os cidadãos no exercício do controle social.
Relatórios de Gestão do Serviço de Informação ao Cidadão e Ouvidoria