Horários
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro está aberto diariamente para visitação.
Horário de visitação
- Arboreto: de quinta a terça-feira, das 8h às 17h; quarta-feira, das 11h às 17h.
- Museu do Jardim Botânico: de quinta a terça-feira, das 10h às 18h - última entrada às 17h; fechado às quartas-feiras.
Fim de ano: na véspera de Natal, 24/12, e na véspera de Ano Novo, 31/12, o Jardim Botânico abre das 8h às 14h. O Jardim estará fechado nos dias 25/12 e 1º/1.
Atividades físicas, inclusive corrida: permitidas das 8h às 9h e das 16h às 18h.
Os ingressos podem ser obtidos antecipadamente no site jbrj.eleventickets.com
Para mais informações, ligue para o Centro de Visitantes - Telefones: +55 (21) 3874-1808 / 3874-1214.
A atividade de visitação guiada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro é regulamentada pela Portaria nº 107, de 17 de setembro de 2021.
Para sócios da AAJB:
- Horário de entrada: de quinta a terça-feira, das 6h às 18h; quartas, das 11h às 18h.
- Atividades físicas, inclusive corrida: permitidas das 6h às 9h (de quinta a terça-feira) e das 16h às 18h (diariamente).
Conheça os procedimentos de segurança em caso de ventos fortes e outras emergências.
Riscos de atividades no Jardim Botânico
Toda atividade realizada em ambientes naturais ou construídos pelo Homem, mas com muitos elementos da natureza, oferece riscos para as pessoas. No arboreto do Jardim Botânico não é diferente.
Aqui temos árvores altas, plantas com espinhos ou venenosas, cascatas e lagos com musgo, além de animais silvestres.
Assim, nossos visitantes devem ter cuidado e estar atentos com as crianças, pois existem riscos associados a tombos, quedas de galhos e folhas grandes, ferimentos em geral, intoxicação pelo contato ou ingestão de folhas, raízes ou frutos, ou mesmo causados pelos animais (que não são domesticados, podem morder, arranhar ou picar).
É preciso evitar permanecer sobre os canteiros, subir em árvores, esmagar ou ingerir plantas e frutos, manusear cactos e outras espécies com espinhos, mexer em arbustos ou montes de folhas nos canteiros, andar em locais cobertos por musgos, se aproximar dos animais, enfim, qualquer situação que possa ocasionar problemas para as pessoas, as plantas e os animais.
Às vezes, vendavais ocorrem e podem provocar danos nas árvores (algumas bem idosas); nesses momentos, talvez seja necessário evacuar o arboreto, para não expor os visitantes e funcionários a acidentes. Colabore e saia o mais rápido possível (sem correr); nossa equipe orientará esse procedimento e dará todas as explicações. Aproveite e leia a Rotina de Evacuação do Arboreto na íntegra.
Divirta-se em segurança com sua família e amigos, desfrute das belezas do Jardim Botânico, caminhe pelas aleias centenárias, faça muitas fotos e retorne para casa feliz pelos momentos que aqui esteve.