Notícias
Vídeo apresenta Plano para conservação da Bacia do Alto Tocantins
O Cerrado, é uma savana única, repleta de espécies que só existem nele. Apesar de sua importância, de sua riqueza natural e cultural, esse bioma enfrenta grandes ameaças, como a mineração, a agricultura em larga escala e o manejo inadequado do fogo. Uma das regiões mais belas e biodiversas do Cerrado é alvo do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Flora Ameaçada de Extinção da Bacia do Alto Tocantins - PAN Bacia do Alto Tocantins, que acaba de ganhar um vídeo lançado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) por meio do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponível no YouTube, o vídeo apresenta os principais desafios dessa iniciativa e como a equipe do PAN, que conta com diversos colaboradores e parceiros, está atuando para evitar a extinção de espécies da região.
O PAN Bacia do Alto Tocantins, coordenado pelo CNCFlora, abrange uma extensão de 55.637 km2, englobando segmentos do Distrito Federal e do estado de Goiás, além de 31 unidades de conservação (UC) de variadas esferas e categorias. Através de suas ações, são contempladas diretamente 98 espécies alvo ameaçadas de extinção, sendo 14 “Criticamente em perigo” (CR), 58 “Em perigo” (EN) e 26 “Vulnerável” (VU). Outras 44 espécies são beneficiadas indiretamente pelas medidas de conservação do PAN. O CNCFlora coordena e acompanha o progresso das estratégias previstas.
Ao longo de um período de cinco anos, o PAN Bacia do Alto Tocantins visa ampliar as medidas de conservação das espécies alvo, dos ambientes e a manutenção de serviços ecossistêmicos, com envolvimento de toda a sociedade conectada ao território. Para isso, foram desenvolvidas ações distribuídas em quatro objetivos específicos que buscam gerar e disseminar conhecimento visando a conservação e práticas sustentáveis, ampliar as estratégias de conservação e manejo in situ (no local) e ex situ (em jardins botânicos, por exemplo) das populações das espécies alvo e seus ambientes, além da promoção e fortalecimento de políticas públicas para conservação.