Notícias
Saúde das plantas do JBRJ em pauta no BGjournal
Capa do BGjournal V. 21 nº 2
A edição de setembro de 2024 do BG journal - Journal of Botanic Gardens Conservation International foi dedicada aos tema dos jardins botânicos e a saúde das plantas. A publicação traz dois artigos sobre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Na seção sobre biossegurança em jardins botânicos, um artigo aborda o trabalho realizado pelo Laboratório de Fitossanidade do JBRJ no gerenciamento integrado de doenças e pragas nas coleções vivas. O trabalho, em vários níveis, vai do monitoramento in loco desses problemas até a aplicação de tratamentos minimamente invasivos projetados para salvaguardar o ecossistema do Arboreto, sempre buscando uma relação sustentável com o ambiente. O estudo também abrange perspectivas futuras, como o uso de substâncias indutoras de resistência a doenças e os possíveis impactos das mudanças climáticas na saúde das plantas.
A seção sobre monitoramento da saúde das plantas em jardins botânicos, por sua vez, traz um estudo de caso sobre o controle natural de fungos em plantas medicinais, realizado pelas pesquisadoras Viviane Stern da Fonseca Kruel (curadora da Coleção Temática de Plantas Medicinais do JBRJ) e Patrícia Carlin Fagundes. As autoras utilizaram a base de dados Fungos relatados em plantas do Brasil, da Embrapa, e fizeram uma revisão da literatura para encontrar alternativas naturais e de baixo custo para o combate aos problemas causados por fungos na coleção. Uma das conclusões foi que diversificar as estratégias de controle de fungos com essas alternativas pode trazer significativa melhoria à saúde das plantas na coleção, ao mesmo tempo em que reduz impactos negativos no meio ambiente e na saúde humana.