Notícias
Plantas medicinais do Jardim Botânico do Rio ganham catálogo visual
A Coleção Temática de Plantas Medicinais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro publicou seu primeiro catálogo contendo fotografias da floração de 68 espécies, pertencentes a 32 famílias botânicas. As imagens foram produzidas na própria Coleção entre os anos de 2020 e 2023.
Produzido em parceria com o Herbário RB, o catálogo está organizado por ordem alfabética dos nomes populares em português, com suas traduções em inglês, e contém também informações sobre os nomes científicos, famílias botânicas e dados de origem das plantas (nativa do Brasil, naturalizada, cultivada ou exótica).
O material foi produzido por Luisa Ridolph Tostes Braga e Camila Dantas, sob a supervisão da pesquisadora em etnobotânica e curadora da Coleção Temática de Plantas Medicinais do JBRJ Viviane Stern da Fonseca-Kruel. As informações para a realização do catálogo foram obtidas a partir de consultas nas plataformas online Flora e Funga do Brasil e Plants of the World Online (POWO).
Criada em 1976, a Coleção de Plantas Medicinais do JBRJ conta com cerca de 170 espécies – nativas do Brasil ou exóticas – sendo a maioria ervas e arbustos. Trata-se de um acervo didático que visa conscientizar o público sobre a importância de conhecer e preservar as plantas medicinais.
Os exemplares estão disponíveis na Loja da Associação de Amigos do Jardim Botânico por R$ 15,00, e serão também distribuídos em eventos na Coleção, como rodas de conversa, palestras e visitas agendadas de grupos de alunos e professores. A tiragem inicial é de 1200 exemplares.