Notícias
Museu do Jardim Botânico tem programação especial em abril
As visitas mediadas ao Museu acontecem aos sábados, às 10h30 e às 14h30 - Foto: JBRJ
Durante o mês de abril o Museu do Jardim Botânico traz uma programação repleta de atividades culturais e educativas.
Confira as atividades abaixo:
6, 13, 20 e 27/04 – Da floresta ao laboratório| 10h30 e 14h30
Venha conhecer o Museu do Jardim Botânico em uma visita guiada pelas exposições. Apresentando o JBRJ como um centro de pesquisa, a visitação apresenta o que acontece por dentro dos laboratórios. Em uma experiência repleta de estímulos sensoriais, o visitante poderá entender como esse trabalho tem impacto direto na conservação das espécies. A atividade começa na sala de acolhimento e tem vagas limitadas a 20 pessoas por ordem de chegada.
07/04 – Rios Voadores| 15h
Correndo pela terra e voando no ar. Você já ouviu falar nos rios voadores? Através de uma contação de história inspirada no livro “Um rio um pássaro”, do filósofo Ailton Krenak, a atividade vai apresentar o fenômeno dos rios voadores e a importância das árvores nesse processo. Usando elementos lúdicos, a contação vai trazer as viagens do autor pelas terras Ashaninka, Katukina,Yawanawá, Yanomami, Macuxi e Huni Kuin. A atividade voltada para crianças acontece na sala de leitura e tem vagas limitadas a 15 pessoas por ordem de chegada.
14/04 – Semear| 10h30
Usando música e materiais transformáveis, essa oficina para bebês vai trazer uma contação de histórias repleta de brasilidade. A atividade, que acontece na sala multiuso, é voltada para crianças de 0 a 3 anos e tem vagas limitadas a 15 pessoas por ordem de chegada.
18/04 – Roda de Conversa| 14h30
O Museu do Jardim Botânico recebe no dia 18 a palestra seguida de Roda de conversa: “Naturalistas do Século XXI: botânica e conservação para enfrentar os desafios globais contemporâneos", com Gustavo Martinelli (coordenador geral do CNCFlora) e Eduardo Fernandez (coordenador do Núcleo de Avaliação do Estado de Conservação da Flora – NuAC). A atividade acontece na sala multiuso e tem vagas limitadas a 50 pessoas por ordem de chegada.
19/04 – Cultivando ideias| 14h30
Em uma série de rodas de conversas, palestras e bate-papos com especialistas, a atividade ‘Cultivando Ideias’ busca trazer o diálogo sobre comunidades diversas. No Dia dos Povos Indígenas, teremos uma roda de conversa sobre o papel da Etnobotânica apoiando as Pesquisas Colaborativas e Interculturais na Amazônia Brasileira, com a pesquisadora em etnobotânica Viviane Stern da Fonseca-Kruel, curadora da Coleção Temática de Plantas Medicinais do JBRJ. A atividade visa promover uma reflexão e discussão sobre o apoio que a etnobotânica oferece em pesquisas colaborativas e interculturais na região amazônica do Brasil, reconhecer a importância da sociobiodiversidade na Amazônia, bem como do sofisticado conhecimento indígena e integrar diferentes perspectivas e a valorização da diversidade cultural na pesquisa científica.A atividade será realizada na sala multiuso e tem vagas limitadas a 50 pessoas por ordem de chegada.
21/04– Oficina de arte e natureza| 15h
Que tal aguçar o olhar sobre a natureza como os botânicos fazem? Em uma experiência lúdica, o visitante poderá explorar diferentes materiais e técnicas Nesta oficina, o público pode vivenciar atividades lúdicas que exploram diferentes materiais
e técnicas que o aproximam do mundo da botânica. A atividade será realizada na sala multiuso e tem vagas limitadas a 30 pessoas por ordem de chegada.
27 e 28/04– Plantando histórias: Umbuzeiro | 15h
Utilizando desenhos e fazendo amplo uso da imaginação, o visitante irá contar de modo visual a narrativa apresentada sobre a árvore sagrada da caatinga, o Umbuzeiro. A atividade será realizada no espaço jardim para todos e tem vagas limitadas a 20 pessoas por ordem de chegada.